por cesarschmitzhaus

16 abr 2015

Backup em nuvem: uma comparação com as soluções em fita e disco

backup em nuvemMesmo com a grande valorização da informação na economia atual, não seria errôneo afirmar que a grande maioria das empresas não tem soluções suficientemente seguras de backup e recuperação de desastres (disaster recovery). Por isso, queremos explicar neste post como funciona o backup em nuvem, uma alternativa mais segura e contratada as a service, o que é economicamente mais interessante.

Primeiramente, é importante pontuar como as empresas brasileiras costumam trabalhar com suas cópias de segurança. Os pequenos negócios costumam copiar seus dados periodicamente em um HD externo e armazenar em alguma sala específica, dentro ou fora de sua sede – e isso é extremamente inseguro. As empresas de grande porte, por sua vez, preferem soluções de backup em fita ou em disco, que costumam falhar em 50% dos casos quando há necessidade de restore, segundo estudo do Gartner.

As fitas são um pouco mais baratas que os discos, porém, como a mídia é magnética, elas demandam mais cuidados com temperatura e controle de umidade no ambiente de armazenamento, então o custo total é equivalente. Além disso, há grande risco de elas desmagnetizarem e a capacidade de armazenamento é pequena para as necessidades atuais. Isso aumenta o investimento em transporte e o risco de extravio.

Mais robustas e modernas que a alternativa anterior, as soluções em disco são sofisticadas para as demandas atuais (recomendo a leitura do post sobre a diferença entre storage híbrido e all-flash), mas são muito caras porque precisa que os storages estejam espelhados em outro local. Ao considerar o investimento e a manutenção necessários, é um custo que somente bancos e grandes conglomerados têm condições de manter.

Backup em nuvem

A solução de backup em nuvem tem uma vantagem incontestável em relação às outras: armazenar 1 terabyte (TB) na nuvem é 70% mais barato que em um data center local, conforme as experiências que temos com os nossos clientes. Essa competitividade é alcançada por conta de outros benefícios técnicos. São eles:

  • Escalabilidade: Assim como outras soluções em cloud, o backup em nuvem tem a vantagem de ser escalável, ou seja, a empresa paga pelo que usa, sem ter que investir em hardware nem em licenças, e pode expandir ou reduzir sua capacidade de forma ágil, ser ter de pensar em investimentos Capex ou depreciação;
  • Redundância: a solução em nuvem permite maior redundância. No caso da solução AWS, da Amazon, os seus dados estarão copiados em pelo menos três locais em lugares diferentes do mundo;
  • Segurança: camadas de segurança como o Secure Sockets Layer (SSL) e chaves de criptografia automática permitem que seus dados sejam copiados para a nuvem e restaurados de forma segura. No caso da solução da Amazon, é possível controlar o acesso a seus dados usando um gerenciados de identidades e acesso com base nas políticas da própria empresa que contrata o backup;
  • Restore automático: caso haja necessidade de restaurar os dados, o processo é automático – e não há risco de extraviar ou corromper as mídias no meio do processo;
  • Fim da gestão de mídias físicas: gestores de TI não precisam mais planejar as migrações de mídia de armazenamento e a atualização de hardware quando finda o período de vida útil deles. Tudo é responsabilidade do provedor da solução em nuvem.

Disaster recover

A estratégia de recuperação de desastres (que na literatura de TI é identificada em inglês – disaster recovery) é adotada por poucas empresas, e serve para proteger de desastres naturais ou grandes acidentes – de enchentes ao ataque às torres gêmeas do World Trade Center, em 2001.

Ela pressupõe que todo datacenter seja espelhado em outro site, com a mesma infraestrutura física e as mesmas licenças, e que ambos estejam sincronizados. O custo de manter dois datacenters idênticos e manter um deles ocioso é altíssimo.

Com a solução em nuvem, o custo é extremamente baixo e os dados sempre estarão prontos para entrar em produção. Outra alternativa é simplesmente migrar o datacenter para nuvem, uma estratégia que é cada vez mais adotada por empresas das mais variadas indústrias.

Pois então: os dados de sua empresa estão devidamente protegidos? O que você achou da solução do backup em nuvem? Compartilhe suas impressões conosco.



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!