por josepaulopetry

22 set 2014

Agilize processos internos com soluções de colaboração

soluções de colaboraçãoUm diretor de tecnologia uma grande universidade brasileira, cliente da Teltec, gerenciava dez campi em uma região do estado e, por conta da distância, perdia três dias de trabalho na estrada para uma reunião de três ou quatro horas. Por causa da necessidade de deslocamento, outro funcionário da mesma universidade perdeu a vida no trânsito, quando estava se deslocando a trabalho. Nesse contexto de custos e riscos, a direção do instituto decidiu investir em soluções de colaboração – que converge a comunicação por mensagens, voz e vídeo em um ambiente seguro.

Além de redução de custos e aumento de produtividade (um clichê quando se trata de soluções de TI), essa tecnologia reduz os desencontros dentro da corporação, agilizando os processos internos e a tomada de decisão. Quantas vezes você demorou para resolver um problema porque não encontrava seu colega no ramal nem no mensageiro da empresa?

* Leia também: Saiba qual a infra necessária para fazer videoconferências usando smartphones

Com soluções de colaboração e comunicação, cada colaborador tem um login e, a partir desse número ou usuário, ele recebe o chamado de todas as formas. Por exemplo: Paulo liga para Pedro, para desmarcar uma reunião. Pedro, que usa smartphone, está fora da mesa, mas vai receber a ligação que foi feita para seu ramal no próprio celular. Paulo não saberá se Pedro está dentro ou fora da empresa, mas conseguirá cancelar o compromisso com Pedro a tempo. Se a comunicação fosse feita pelo mensageiro, Pedro também conseguiria recebê-la pelo celular.

Soluções de colaboração vs. programas abertos

Em outro exemplo, Pedro precisa tirar uma dúvida com Jackson e a resposta se resume a um “sim” ou “não”. Como ele vê no status que o colega está em uma ligação, Pedro deixa usa o mensageiro para fazer a pergunta a Jackson, e tira sua dúvida de forma instantânea.

O gestor de TI pode se perguntar: por que vou investir numa solução dessa se há soluções de mercado gratuitas? A diferença entre uma solução corporativa e um sistema aberto, como Gmail, Whatsapp e Skype, é que não há formas de controlar a segurança da informação nem garantias de que a mensagem será entregue. Ao contratar um serviço, a prestadora assina um SLA (acordo de nível de serviço) e se compromete a oferecer uma rede segura – protegida por criptografia – e de alta disponibilidade.

Na América Latina, é uma tendência: segundo pesquisa da Frost & Sullivan publicada neste mês, o mercado de serviços de colaboração e comunicação faturou na região US$ 71,8 milhões em 2013, e a perspectiva é que ele cresça 21,9% nos próximos sete anos.

Tempo é dinheiro e a produtividade é um diferencial competitivo das empresas. As soluções de colaboração colocam seus colaboradores e parceiros em contato com mais agilidade e sem custos de transporte e hospedagem.

Foto: Nguyen Hung Vu/Flickr



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