por admin

21 jun 2017

Como migrar banco de dados de forma segura na AWS

O AWS Database Migration Service (DMS) é uma ferramenta muito simples de ser utilizada. As replicações levam poucos minutos para serem feitas, o que gera uma enorme diferença quando se trata de como migrar banco de dados de aplicações gerenciadas. Dessa forma fica fácil garantir agilidade e segurança nesse processo.

Como migrar banco de dados no DMS

O DMS ajuda você a migrar bancos de dados para o AWS com facilidade e segurança. O banco de dados de origem permanece totalmente operacional durante a migração, minimizando o tempo de inatividade para aplicativos que dependem do banco de dados. O serviço de migração do banco de dados da AWS pode migrar seus dados para os bancos de dados comerciais e de código aberto mais utilizados como Oracle, MS SQL Server, MySQL ou PostgreSQL. Seu banco de dados de origem pode estar no local, ou no Amazon RDS ou EC2 e o banco de dados de destino pode estar em Amazon RDS ou EC2.

O serviço suporta migrações homogêneas, como Oracle para Oracle, bem como migrações heterogêneas entre diferentes plataformas de banco de dados, como Oracle para Amazon Aurora ou Microsoft SQL Server para MySQL. Ele também permite que você transmita dados para Amazon Redshift, Amazon DynamoDB e Amazon S3 de qualquer uma das fontes suportadas, incluindo Amazon Aurora, PostgreSQL, MySQL, MariaDB, Oracle, SAP ASE, SQL Server e MongoDB, permitindo ainda a consolidação e fácil análise de dados na escala de petabytes.

Os investimentos são mínimos por parte do usuário, o que na maioria das vezes é exigido para se efetuar essas operações. É possível, também, aumentar ou diminuir a infraestrutura de replicação, dependendo da carga.

Aprender a utilizar o AWS Database Migration Service é bastante prático e fácil. Não leva muito tempo para se configurar as atividades de replicação. Ao entrar na aba “AWS Database Migration Service” no console de gerenciamento de AWS, selecione a opção “Começar Migração”. Em seguida, selecione os chamados “endpoints” de destino e de origem, concorde com as regras de mapeamento padrão ou escolha suas próprias regras de replicação. Feito isso, a replicação de informações terá seu início imediato.

A ferramenta de conversão AWS Schema Convertion Tool auxilia migrações de banco de dados heterogêneas, convertendo automaticamente o esquema do banco de dados de origem e a maioria dos códigos personalizados existentes, incluindo views e proceedures armazenados, para um formato compatível com o banco de dados de destino. Qualquer código que não pode ser convertido automaticamente é claramente marcado para que ele possa ser convertido manualmente.

O SCT também pode verificar o código-fonte do aplicativo atrás de instruções SQL incorporadas e convertê-las como parte de um projeto de conversão de esquema de banco de dados. Durante esse processo, a SCT executa a otimização de código convertendo funções legado do Oracle e do SQL Server para o serviço AWS equivalente, ajudando assim a modernizar os aplicativos ao mesmo tempo da migração do banco de dados.

O DMS pode, por último, ser usado para replicação de dados contínuos, bem como para migrações nos bancos de dados do RDS e EC2; ele copia as alterações do banco de dados de origem e os aplica em transações uniformes no destino selecionado.”

Quer saber mais sobre Cloud? Fale com a Teltec Solutions!

Categorias



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!