por muriloschulz

16 mar 2016

Gerenciamento de Projetos em TI: como aumentar a chance de sucesso

Gerenciamento de Projetos em TI

Apesar da crise econômica, o mercado de TI tem expectativa de apresentar números positivos neste ano, alavancado por novas aplicações, tecnologia em nuvem e serviços. Entretanto, o estudo “Networking Skills Latin America” produzido pela Cisco, revela que o Brasil é o segundo país com dificuldades para encontrar profissionais tecnicamente qualificados, ficando atrás apenas do México, na América Latina. O profissional degerenciamento de projetos em TI é parte integrante deste cenário, sendo peça fundamental no engajamento e efetividade destes recursos tão escassos.

Embora encontrar mão de obra qualificada para o gerenciamento de projetos em TI seja um desafio, esse conhecimento pode aumentar a chance de sucesso, principalmente em empreendimentos extremamente complexos, que apresentam dificuldade de visualização do seu produto final e, estão inseridos em um ambiente dinâmico e global.

Os profissionais que buscam as melhores colocações no mercado de trabalho devem ficar atentos às oportunidades para quem tem qualificação para o gerenciamento de projetos em TI. De acordo com o portal Exame, o setor de TI deve aumentar em 30% a contratação de profissionais neste ano. No entanto, não basta somente ter domínio técnico e se manter constantemente atualizado, também é preciso conhecer os métodos para o gerenciamento de projetos de em TI. Esse é um diferencial que além de contribuir para a organização, também facilita o alcance de metas.

Como evitar o fracasso em projetos de TI

A pesquisa Chaos Report é realizada a cada dois anos pelo The Standish Group e o estudo de 2013 indicou que apenas 39% dos projetos de TI obtiveram sucesso. Os outros 61% se dividem entre fracasso, atraso ou prejuízo, o que significa que várias empresas e profissionais falharam em alguma etapa do planejamento ou execução. Porém, existem vários métodos que podem contribuir para o gerenciamento de projetos em TI, como PMP, CSM, Agile, entre outros.

Mas afinal, o que define o fracasso de um projeto em TI? Segundo o Project Management Institute – PMI, sempre que um objetivo não for alcançado significa que o projeto fracassou, principalmente se a falha estiver ligada ao custo, prazo, escopo ou qualidade. O Imasters divulgou que a maioria dos projetos de TI extrapolam os custos previstos e cerca de 90% ultrapassam o orçamento previsto ou não conseguem cumprir o planejado, confirmando a necessidade de qualificação para o gerenciamento de projetos em TI.

A importância da certificação para o Gerenciamento de Projetos em TI

Uma das possibilidades para aumentar as chances de sucesso no gerenciamento de projetos em TI é buscar a certificação profissional, que atesta a formação, experiência e competência para gerir um projeto. No segmento de tecnologia da informação essa exigência tem se tornado cada vez mais comum. A 9ª edição da Pesquisa Salarial do PMI revela que os profissionais certificados na metodologia PMP recebem um salário 20% superior aos que não tem a certificação.

Um projeto é um esforço temporário com data de início e fim, cujo objetivo está associado a uma necessidade de criação ou melhoria de um processo, serviço ou produto. Gerenciar um projeto é atuar de forma a atingir os objetivos com parâmetros de qualidade determinados obedecendo a um planejamento prévio de prazos e custos . Assim, dadas as metas e as restrições cabe ao  profissional de gerenciamento de projetos garantir que os objetivos propostos sejam atingidos. Outro fator importante é o gerenciamento da equipe, afinal, mais do que cumprir etapas e acompanhar relatórios, é fundamental manter um bom relacionamento e comunicação entre todos os envolvidos no gerenciamento de projetos em TI.

Você tem alcançado sucesso no gerenciamento de projetos em TI? Compartilhe conosco nos comentários a sua experiência.

 

 

ebook-TI-2

 

Crédito de imagem: stokpic.com/CC



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!