por kamilgiglio

11 out 2016

A infraestrutura necessária para uma EaD de qualidade

CLOUD_COMPUTING_NUVEM (3)

Câmera, luz, ação. Essas três palavras, que são comumente utilizadas na indústria cinematográfica, também passaram a frequentar outros espaços, como o da educação. Como é histórico aos meios de comunicação, assim que surge uma nova tecnologia ela tende a incorporar e adaptar formatos e recursos de outros meios já existentes. Foi assim, por exemplo, da TV com o rádio, onde inicialmente incorporou-se as experiências e melhores práticas desenvolvidas ao longos dos anos com os profissionais da área.

No contexto da educação, atualmente, considera-se uma infraestrutura adequada para uma EaD de qualidade, aquela que é montada de acordo com os moldes implantados em um estúdio de televisão: câmeras, microfones, chroma key e luz. Como já foi dito, é natural utilizar conhecimentos e experiências acumuladas para iniciar o desenvolvimento de um novo setor. Logo, a educação foi buscar na televisão respaldo teórico e prático para iniciar sua jornada.

Contudo, com os avanços tecnológicos e as apropriações culturais, tornou-se possível transpor todos esses recursos para estruturas mais enxutas, que abrangem desde recursos que serão utilizados para gravação até o processo de produção mais simplificado. Nesse sentido, a Teltec apresenta o conceito da sala de aula do século XXI. O ambiente é composto uma lousa digital interativa (touchscreen), por duas câmeras, que conseguem gravar uma visão panorâmica da sala, com angulação de 360º, com qualidade em HD. Além disso, todo o conteúdo gravado é diretamente armazenado na nuvem, mitigando custos relacionados a ampliação da estrutura de armazenamento.

A estrutura ainda conta com a disponibilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com relatórios de gestão automatizados e organização de conteúdo por trilhas de aprendizagem, permitindo um trabalho mais apurado por parte da tutoria. Contudo, toda a estrutura planejada pode ser integrada, conforme a demanda e o contexto de aplicação, ao AVA já utilizado pela instituição. Num artigo anterior, sobre o que as novas gerações esperam da educação a distância, citamos alguns itens essenciais que devem ser proporcionados pelos AVAs, como interação, engajamento e situações desafiadoras para os estudantes.

Em síntese, a estrutura confere a sala de aula do século XXI uma arquitetura híbrida, permitindo que a estrutura seja utilizada para fins diversos (aula presencial, aula a distância, laboratório e/ou estúdio de gravação). Assim, além das tradicionais apresentações em Power Point, o professor consegue com a utilização dos recursos tecnológicos acessar bibliotecas multimídias com objetos de aprendizagem interativos, criar situações interativas e atividades engajadoras que fomentem a criatividade dos estudantes para criarem situações que  vão além do contexto tradicional.

Aliada a estrutura tecnológica, e visando uma EaD de qualidade e diferenciais competitivos, oferece-se uma capacitação docente para uso pedagógico de recursos tecnológicos em sala de aula, obtendo-se assim, uma educação conectada e eficiente. Consequentemente, na solução também são oferecidos kits colaborativos que incluem diversos serviços, tais como: diagnóstico institucional e docente, possibilidade de interação síncrona e assíncrona pelos diversos atores através de vídeos, gravação de aulas para avaliação, videoteca educacional, seminários remotos via web, entre outros.

Infraestrutura e organização para facilitar processos

O atual processo de produção de videoaulas está sofrendo alterações, influenciado pelo avanço tecnológico e pela apropriação cultural dos vídeos na internet. Atentos as novas demandas e tendências, a Teltec oferece uma solução adequada para essa emergente realidade no cenário da educação, o Kaltura.

Essa solução permite realizar a captação de imagens (vídeo, tela do dispositivo e áudio), através de qualquer dispositivo (câmera ou webcam), e alocá-las diretamente na nuvem, numa videoteca institucional. Ao ser armazenado, o arquivo já é automaticamente convertido para diversos formatos de players, permitindo que seja visualizado em qualquer tela de qualquer dispositivo, garantindo a melhor experiência para quem assiste ao vídeo.

A solução ainda possibilita a inclusão de metadados e legendas que permitem a busca por conteúdos específicos na videoteca da instituição, do curso ou da disciplina. Assim, é possível trabalhar com assuntos transversais, comuns a diversas áreas de conhecimento, bem como facilitar o processo de pesquisa por parte dos sujeitos envolvidos no processo educacional. Ou seja, com a busca por palavras-chave é possível encontrar com precisão o conteúdo ministrado em qualquer um dos conteúdos educacionais armazenados no ambiente.

Adicionalmente, a Kaltura pode ser integrada à arquiteturas tecnológicas já existentes (moodle, microssoft, cisco, etc.), pois possui código aberto e conta com uma grande quantidade de APIs que lhe confere essa característica.

Com essa solução enxuta, é possível inovar, criar diferenciais competitivos e incrementar o composto necessário para uma EaD de qualidade. Saiba mais sobre as soluções e serviços de capacitação docente e sala de aula conectada oferecidos pela Teltec.

Atenção especial

Além da parte operacional e de infraestrutura responsável por proporcionar uma EaD de qualidade, é fundamental que exista em paralelo, a capacitação docente. Tratam-se de atividades complementares, pois é preciso dar significação ao uso das tecnologias como suportes do processo de ensino e aprendizado, realizando atualizações pedagógicas para acompanhar as mudanças que o mundo enfrenta.

A tecnologia trouxe muitas possibilidades a serem exploradas pela educação. Sua adoção pode e irá se dar em maior ou menor escala, variando de acordo com o contexto de cada instituição. E certamente só poderão usufruir de suas potencialidades, aqueles que buscarem se manter atualizados perante os desafios que se impõem nesse inicio de século.

Se você está interessado em saber mais sobre o assunto, convidamos você a visitar o site do TISA, Educação 3.0.

 



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!