por leonardobecker

15 abr 2016

5 justificativas para convencer sua empresa a migrar para tecnologia cloud

A tecnologia cloud está irreversivelmente inserida no nosso cotidiano, seja quando usamos e-mail, acessamos as mídias sociais ou assistimos a um seriado na Netflix. Para as empresas, as vantagens de aderir a computação em nuvem são muitas, desde a redução de investimentos com a infraestrutura de rede até a facilidade para acessar os dados e melhorar a experiência do usuário e clientes. Neste post vamos destacar 5 justificavas para convencer a sua empresa a aderir à tecnologia cloud computing.

Segundo o portal de notícias G1, nos Estados Unidos há dois anos 37% das pequenas empresas já utilizavam a tecnologia cloud, esse número deve chegar a 78% em 2020. A redução nos custos está entre um dos principais fatores para a tomada de decisão pela migração. A atualização automática de softwares e a proteção integral do backup também se destacam como benefícios da nuvem.

Tecnologia cloud: conheça os benefícios

1) Baixo investimento inicial

Migrar para a tecnologia cloud não requer um alto investimento inicial, tendo em vista que a contratação da nuvem requer apenas pagamentos mensais, feitos para um único fornecedor. Ou seja, a empresa paga somente pelos serviços que realmente usa, com a liberdade de alterar em qualquer momento a capacidade de uso. O termo elasticidade é usado para descrever esse benefício da tecnologia cloud, que ao contrário dos datacenters tradicionais, pode aumentar ou diminuir a capacidade de processamento e resposta conforme a demanda, sem o risco de ociosidade da infraestrutura de TI. A demanda de serviços de TI aumenta conforme a sua empresa cresce e seu investimento financeiro acompanha o crescimento mês a mês, mantendo o capital de giro sempre em dia.

2) Previsibilidade financeira

O custo mensal fixo a tecnologia cloud contribui para a previsibilidade financeira das empresas, que mantêm em caixa o dinheiro que seria investido em equipamentos de TI, como servidores e storages comuns ao modelo tradicional de armazenamento de dados. O fato de não alterar o fluxo de caixa das empresas, torna a tecnologia uma importante alternativa, principalmente nos momentos de crise econômica. Com o crescimento da empresa, fechamento de novos contratos e aumento de demanda, os recursos computacionais também aumentam, mas sem que os custos fujam do controle, pois o pagamento é mensal e a empresa paga somente o que usar.

3) Economia de recursos

A migração para a tecnologia cloud reduz todo o curso de operação, desde a investimento em infraestrutura de TI até a redução com estrutura física, energia elétrica, ar-condicionado, treinamento de pessoal para o trabalho com servidores de várias marcas, switches, roteadores, etc. A tecnologia cloud também dispensa a necessidade de equipe de suporte em plantão para resolver problemas com infraestrutura de datacenter. Ou seja, a economia de recursos com a nuvem abrange vários segmentos.

4) Segurança dos dados

A tecnologia cloud tem por padrão a hospedagem dos dados em múltiplos datacenter de alto desempenho, cada um deles com até centenas de servidores virtualizados. Por isso, a segurança dos dados é um assunto sempre muito comentado. A Teltec possui uma equipe qualificada para fazer desde a criação de templates, até a migração do sistema operacional e customização das aplicações necessárias, além de oferecer suporte técnico 24 horas por dia, durante toda a semana.

5) Redução do time to market

Outro fator que complementa todas as justificativas já apresentadas para a sua empresa migrar para a tecnologia cloud é o time to market. As empresas ganham agilidade no lançamento de novos produtos, pois o sistema pode ser facilmente estruturado para receber grandes volumes de acesso. Com isso as empresas melhoram a experiência do usuário e, por consequência, a satisfação de seus clientes. O controle do time to market também permite a contratação de maior recurso computacional em determinados períodos, como os dias específicos em que o RH roda a folha de pagamento ou em datas que requerem mais infraestrutura, como dia das mães ou natal.

As justificativas apresentadas convenceram você a migrar para a tecnologia cloud? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe nos comentários.

 

Crédito de imagem: Freepik/CC

 

TI



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!