por leonardobecker

12 jul 2016

Como a TI pode contribuir para a contratação de serviços especializados?

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Se, por um lado, a contratação de serviços especializados de tecnologia podem trazer uma série de benefícios, por outro, uma contratação errônea ou uma análise incorreta do fornecedor pode significar grandes perdas, incluindo aqui perdas financeiras, técnicas e produtividade. Existem ainda as dependências e pré-requisitos entre os serviços especializados. Aquela velha máxima é sempre válida: não adianta ter uma carro esportivo para andar em estrada de barro. Ou seja, é preciso conhecer os pré-requisitos e analisar o quão se adaptam à realidade e tamanho da empresa. Nessa hora, a TI é a maior aliada para realizar bons negócios.

Mas o que a equipe de TI deve avaliar na contratação de serviços especializados? A avaliação de cada serviço depende de inúmeras variáveis que vão desde a possibilidade de integração e preservação de legado até mesmo à contribuição do serviço com os objetivos de negócio cada empresa. Não faz sentido contratar serviço A ou B que não traga lucro, produtividade ou algum tipo de benefício muito claro para o negócio da empresa. Contudo, ainda assim existem alguns fatores que devem ser examinados em qualquer ocasião.

Capacidade de atendimento por fornecedor

Como ressaltamos anteriormente, a TI é um dos setores mais aptos para verificar necessidades técnicas e quais as formas mais adequadas de supri-las. Além da avaliação da indispensabilidade de determinados serviços especializados, a TI poderá contribuir ainda com a verificação da capacidade de atendimento do fornecedor. Neste contexto, engloba-se desde a diversidade de soluções até o volume de demandas. Outro ponto importante é sobre a concentração de serviços em um ou mais fornecedores. Essa é uma questão que deve ser resolvida em conjunto com a gestão, a partir da análise da TI sobre as competências de cada fornecedor, dos possíveis conflitos entre os serviços e da disponibilidade interna para gestão de fornecedores e com responsabilidades e processos bem desenhados – para evitar o jogo de “empurra empurra”.

A TI também saberá dizer e avaliar quais processos dentro da empresa que podem ser automatizados, reduzindo a carga de trabalho operacional para a TI. Neste artigo, explicamos, por exemplo, sobre automatização de banco de dados.

Qualidade do suporte

Suporte de qualidade não é um diferencial, mas uma garantia imprescindível para as empresas. Por isso, observar o atendimento oferecido pela fornecedora de serviços especializados é um critério que deve pesar na decisão final da contratação. Um suporte de qualidade engloba ainda o gerenciamento, o monitoramento e a antecipação de situações de risco, bem como as medidas cabíveis para evitá-las. Ter equipe de plantão para resolver qualquer tipo de problema na TI, altamente efetiva e comprometida com a operação do negócio é bem um valioso. Os serviços especializados garantem a continuidade dos negócios com a disponibilidade da TI.

Conhecimento e atendimento especializado

Anteriormente, vimos como é importante determinadas certificações profissionais para o gerenciamento de projetos de TI. Da mesma forma, contar com serviços especializados que possuem certificações profissionais é uma forma de garantir o sucesso das operações. Neste contexto, a TI pode indicar quais são as certificações exigidas em cada fornecimento de serviço e quais são um diferencial que irão agregar valor para a contratação. Para saber mais sobre o assunto, sugerimos conferir a lista de certificações obtidas pelos profissionais da Teltec em diferentes fabricantes.

Por fim, é fundamental que a equipe de TI esteja sempre presente na contratação e na avaliação dos serviços especializados contratados. Os profissionais deste setor são os mais aptos a analisar e questionar sobre ações dos fornecedores e a qualidade do serviço prestado.

Para continuar conhecendo mais sobre o assunto, basta acompanhar o blog da Teltec ou nossa página no Facebook. Os nossos profissionais também estão disponíveis para responder as dúvidas nos comentários abaixo.

Confira ainda: “Cinco serviços de TI para melhorar a rotina de sua empresa”. E-book gratuito com dicas para tomar as melhores decisões sobre investimentos em soluções. Boa leitura!

Crédito de imagem: VisualHunt.com/CCO

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