por josepaulopetry

27 out 2015

Soluções de colaboração permitem contratar especialistas e atender clientes em qualquer lugar do mundo

solucoes de colaboracao

As soluções de colaboração convergem recursos de teleconferência, mensagens instantâneas e via celular e têm permitido criar novos modelos de atendimento. Uma equipe centralizada pode atender clientes em diferentes cidades e Estados, ou uma equipe dispersa em várias cidades pode prestar serviços para quaisquer localidades. Nesses modelos, é possível ter acesso a especialistas independentemente do local onde ele estiver.

A comunicação dessa equipe é viabilizada por meio de soluções de colaboração para permitir que seus funcionários sejam acessíveis a clientes de qualquer região do país (e até do mundo). Esse é um modelo que tem funcionado com empresas de aluguel de carro nos Estados Unidos – e também com a Amazon, que dispõe de atendimento via videoconferência para auxiliar usuários a utilizarem um de seus tablets.

Como funciona a tecnologia

Para ter uma solução de colaboração, é preciso um servidor local na matriz que faça interface com a Internet. Este será o canal para receber as requisições de chamada e encaminhar para a central de comunicações da empresa, que vai direcioná-la para um especialista que estiver disponível. O profissional, por sua vez, também deve ter um equipamento de telefonia IP compatível com essa rede para receber as informações de áudio e vídeo. As soluções atuais permitem que ele atenda através de um software em seu smartphone ou computador ou de um terminal de mesa com vídeo integrado.

Em relação à latência e estabilidade das ligações, é importante dimensionar seu link conforme a quantidade de pessoas conectadas – tanto os especialistas quanto a demanda de clientes prevista. Já sobre a segurança dos dados e da rede, recomenda-se que o sistema de colaboração fique no datacenter da empresa, e um segundo servidor faça a interface entre a Internet e o datacenter da empresa, contendo um firewall que evite ataques à rede interna.

Abaixo, é possível ver um exemplo de como a solução de colaboração da Cisco (parceira da Teltec Solutions), especificamente, funciona para o atendimento descentralizado de consumidores de e-commerce usando áudio e vídeo:

Gostou desse tipo de solução de colaboração? Ela é adequada às necessidades de comunicação de sua empresa? Fale com a gente sobre as suas demandas e acompanhe as últimas novidades da Teltec Solutions no Facebook.



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!