por admin

07 maio 2018

Soluções Veritas para gerenciar dados em ambiente multicloud

O gerenciamento de dados de uma nuvem para a outra é cheio de desafios. Envolve custos altos de storage e regulações cada vez mais restritas. Levar uma volumetria de dados gigantesca de forma eficiente é um trabalho difícil e delicado. Algumas soluções ajudam nesse caminho. É o caso do Veritas 360 Data Management, que falaremos mais adiante.

Cada vez mais a migração para a cloud é complexa. E entre clouds o trabalho requer ainda mais atenção. Imagine levar um workload de banco de dados para a Microsoft, outro para a Amazon e um terceiro para a IBM. São empresas diferentes, com tecnologias distintas e ambientes próprios. Um dos maiores obstáculos é extamente o controle fragmentado, que acaba encarecendo os custos.

Outro ponto de atenção está relacionado à regulamentação. As empresas brasileiras passam cada vez mais por processos de auditoria e compliance. Ou seja, não estamos falando apenas de armazenar dados, mas sim de classificar a informação.

 

Desafios da transformação digital hoje:

  • Migração complexa para a nuvem – os processos são complexos e longos, atrasando a capacidade das organizações para explorar as vantagens da computação em nuvem;
  • Proteção/Controle fragmentado – A fragmentação dificulta as habilidades de TI e prejudica a eficiência da equipe;
  • Custos crescentes de storage – Os custos de armazenamento continuam aumentando exponencialmente e pressionam os orçamentos de TI, que poderiam ser investidos em inovação;
  • Regulações mais restritas – o risco regulatório continua a pressionar a TI para garantir que os dados sejam devidamente mantidos ou destruídos em tempo hábil;
  • Implementação mais lenta de apps – o desenvolvimento de novos aplicativos é desacelerado em função da maior dificuldade de obtenção de dados.

Vantagens das soluções Veritas para multicloud

Um dos principais benefícios das soluções da Veritas é que elas conversam com mais de 40 provedores públicos e privados. Isso significa que uma única ferramenta consegue conectar diversos players, resultando em uma gestão unificada. Seja para a proteção de dados, seja para a classificação da informação.

Isso é importante porque os desafios não mudam com a transferência para o ambiente cloud. As preocupações com performance, segurança e disponibilidade continuam. A única diferença é que a infraestrutura não é mais própria e sim compartilhada. Por isso, é indispensável ter uma solução que consiga, ao mesmo tempo, proteger seus dados na Amazon, na Microsoft, no ambiente físico, etc.

 

Veritas 360 Data Management

O conceito 360 do Veritas Data Management baseia-se em três pilares: classificação, disponibilidade e proteção. Mantendo como base sua ferramenta core, o Veritas NetBackup, é possível saber, por exemplo, quais dados não são acessados há mais de dois anos. A solução identifica também quais informações são arquivos pdf e a qual usuário elas pertencem.

Classificar a informação é extremamente importante para agilizar a tomada de decisão. É a partir daí que conseguimos entender qual arquivo deve ser protegido ou mantido e, consequentemente, otimizamos o storage.

A ferramenta Information Map permite calcular a volumetria do cliente com o custo atrelado. Isso é uma grande diferencial. É possível saber, entre outras coisas, quanto custam os dados que não são acessados há mais de dois anos. Ou o valor dos dados que não são mais pertinentes. Resumindo, é a monetização das informações.

Com esses dados em mãos, fica muito mais fácil e transparente reduzir os custos de armazenamento. Afinal, é possível saber exatamente quanto a empresa economizará movendo as informações que não acessadas há muito tempo para outro local.

São três as edições do Veritas 360. Cada uma delas com suas funcionalidades e ferramentas agregadas:

Bronze

  • Information Map para visibilidade de dados: reduz o risco com a visualização de dados imersivos;
  • NetBackup para backup e arquivo: elimina a complexidade das soluções de pontos e gerenciamento de infraestrutura;
  • Enterprise Vault para arquivamento do sistema de arquivos: reduz o risco regulatório e ajuda a garantir prontidão de conformidade.

Prata

  • Todos os recursos da versão Bronze e mais;
  • Resiliency Platform: oferece visibilidade da saúde do negócio em tempo real e movimentação contínua da carga de trabalho entre nuvens.

Ouro

  • Todos os recursos da versão Prata e mais;
  • Acesso para armazenamento definido pelo software: reduz o custo de armazenamento, melhora os níveis de serviços e reduz o risco operacional;
  • Velocity para gerenciamento de dados de cópia: elimina a sobrecarga de gerenciamento de cópias.

soluções Veritas

Categorias



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!