por paulo-flores

06 set 2016

Cloud para empresas pode ser a solução para o seu empreendimento

cloud_nuvem

Os serviços de cloud computing estão se tornando cada vez mais populares. Dentre as principais vantagens estão: mobilidade, facilidade na contratação de serviços adequados a sua necessidade e a redução de custos. O site computerworld divulgou recentemente que a cloud para empresas de médio porte pode representar uma economia de 25% nos custos. Uma das barreiras que ainda impedem o crescimento da nuvem são os próprios profissionais de TI e empresas prestadoras de serviços.

Mas, por que isso acontece? Os profissionais que conhecem toda a estrutura de TI ficam receosos de que a implantação de uma solução cloud os faça perder seus postos de trabalho ou até o cliente. Essa preocupação faz com que os profissionais dificultem o acesso à informações importantes para a composição do orçamento da cloud para empresas. Sem acesso à situação real fica mais difícil calcular a economia gerada e optar pela contratação do serviço.

O papel estratégico do profissional de TI

O que muitos profissionais de TI ainda não perceberam é que não há necessidade alguma de sustentar a reserva de mercado. Pois, a cloud vem para substituir a infraestrutura, não o profissional ou o integrador de TI. A maior economia gerada está na dispensa de servidores, storages, licenças e demais equipamentos. Já os analistas passam a ser cada vez mais estratégicos.  

A cloud para empresas requer uma quebra de paradigmas, enquanto isso, muitos profissionais já identificaram a necessidade de assumir um novo posicionamento. Os especialistas em TI passam a aplicar conhecimentos que vão além da tecnologia, como: governança, liderança, organização e coordenação. Também é preciso uma visão de negócios, para propor soluções alinhadas com a estratégia empresarial, sua estrutura e os processos envolvidos.

Conheça os benefícios da cloud para empresas

Aqui no blog nós regularmente destacamos as vantagens e benefícios para auxiliar na decisão de quem pesquisando sobre cloud para empresas. Um exemplo é o post que aponta 5 justificativas para convencer sua empresa a migrar para tecnologia cloud, mas também temos alguns materiais educativos para download. Entre os principais benefícios estão a redução de custos, escalabilidade, agilidade e flexibilidade.

A redução de custos está diretamente associada a ausência da infraestrutura física, ou seja, o investimento inicial é bem menor. A escalabilidade é a vantagem de ampliar ou reduzir a capacidade de armazenamento a qualquer momento. Com a cloud é possível aumentar o espaço disponível cerca de 15 a 30 minutos após a solicitação.

A atuação estratégica do profissional de TI se confirma nos dois tópicos anteriores, afinal, ele será o responsável por identificar as reais necessidades da empresa. Para um sistema ágil e com mais elasticidade é fundamental saber os picos de acesso ou expectativas. Um exemplo são as datas comemorativas ou eventos promocionais, quando a cloud para empresas é mais requisitada. Os e-commerces conhecem bem a variação de acessos que é vivenciada durante a black friday. Nesse caso, o fornecedor de serviços em nuvem estará sempre atento e pronto a atender as necessidades do cliente para garantir que o site permaneça no ar, assegurando a navegação e as vendas.

noc



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!