por abilio

18 out 2016

Você confia no seu fornecedor de cloud computing? O que as empresas devem saber para estarem menos vulneráveis

Se existe algo que não deve jamais faltar no relacionamento entre as empresas e o seu fornecedor de cloud computing, sem dúvida, é a confiança. Afinal, estão sendo manuseados um dos principais ativos de qualquer negócio: os dados e informações estratégicas. Inicialmente, por se tratar de uma novidade, os serviços cloud levantaram certas dúvidas. Contudo, mesmo após a computação em nuvem passar a ser uma realidade no mercado, as empresas não estão completamente confiantes em seu fornecedor de cloud. Um estudo da Intel Security trouxe dois dados que iremos analisar a seguir: 77% das organizações estão cada vez menos céticas ao modelo em nuvem, mas apenas 13% tem confiança na segurança que os seus fornecedores oferecem. O que isso significa?

Em linhas gerais, há um entendimento do mercado de que adoção do modelo cloud é inevitável, principalmente ao analisar as vantagens competitivas que surgem com a migração. No entanto, temos ainda muitas dúvidas por parte das empresas que devem ser solucionadas  pelo fornecedor de cloud escolhido. Só assim é possível construir uma relação de confiança. Entre os obstáculos que precisam ser transpostos, a pesquisa cita como principal medo a conformidade, com 72%. A grande maioria ainda levantou a preocupação com a segurança dos dados no uso de SaaS, IaaS e cloud privada.

Outra informação importante é que a intenção das empresas era de investir em média 80% do orçamento em TI em cloud em menos de dois anos. Do total, 81% pretende realizar investimentos em infraestrutura como serviço, 79% em segurança como serviço, 69% em plataforma como serviço e 60% em software como serviço. Isso mostra que  cada vez mais é preciso responder aos questionamentos, sejam de segurança ou não, pois a migração para cloud é inevitável. Então, o que é preciso saber para confiar no seu fornecedor de cloud? Elencamos algumas pré-requisitos indispensáveis.

O que as empresas devem saber sobre seu fornecedor de cloud:

• É de suma importância averiguar se o seu fornecedor de cloud é uma empresa certificada e, principalmente, autorizada a comercializar os serviços e prestar suporte técnico da solução ofertada. Não somente a empresa, mas também se os profissionais disponibilizados para essa prestação de serviços possuem as habilidades e certificações necessárias para prover a melhor solução e atender da melhor forma as necessidades de sua empresa;

• Além de verificar se a empresa é capaz de fornecer soluções baseadas em nuvem, é importante que o seu fornecedor de cloud represente um dos grandes players do mercado, como por exemplo a Amazon (AWS), que segundo o Gartner é o líder mundial nesse tipo de Tecnologia, dessa forma garantindo que a mudança para nuvem seja simples e completamente segura, já que uma grande parte da sobrecarga do gerenciamento de segurança será transferida para um ambiente de infraestrutura criado e gerenciado seguindo as especificações das organizações mais preocupadas com segurança em todo mundo.

• Qual o tipo de suporte oferecido? Esse é um grande diferencial na hora da contratação de um fornecedor de cloud. Mais do que apenas resolver problemas, o suporte em ambientes de nuvem deve ser proativo, para isso o fornecedor deve possuir monitoramento constante dessa solução, garantindo a sua empresa mais segurança e tranquilidade, outro fator relevante e importante é identificar o nível de parceria entre fornecedor e cliente, o monitoramento proativo neste caso também ajuda a verificar se a solução está de acordo e bem dimensionada durante o período de vigência do contrato, evitando assim que o cliente trabalhe com desperdício de recursos e pague somente pelo que necessita.

• Procure pela Cloud Security Alliance, a organização promove boas práticas em cloud e oferece orientações sobre segurança e aplicações de cloud para empresas e fornecedores.

Para ir adiante no assunto, recomendamos também a leitura dos artigos: “Como a TI pode contribuir para a contratação de serviços especializados?” e “Cloud pública: como garantir a segurança dos dados”. Ficou com alguma dúvida? Deixe um recado para nos comentários.

Trilha-de-Conhecimento_rodape

Categorias



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!