Case de sucesso: UNIT - Universidade Tiradentes

UNIT – Universidade Tiradentes trilha a rota do ensino digital

Cliente: UNIT - Universidade Tiradentes

Fabricante: Cisco

Solução: EAD, Roteadores, Wi-Fi, Redes (Switches), Telefonia IP e Videoconferência

Quando a Universidade Tiradentes (Unit) completou 50 anos de atividade, em 2012, concluiu que a tecnologia teria um papel muito importante compondo o alicerce do ensino nas próximas décadas. A instituição privada de ensino superior instalada na região Nordeste pavimentou sua jornada a partir de uma estratégia tecnológica capaz de atender uma geração totalmente conectada, mais exigente e um mercado mais competitivo, com o objetivo de repetir no futuro, o sucesso das últimas décadas.

“Fazendo uma análise do mercado, percebemos que as universidades, não apenas as instituições que fazem parte do Grupo Tiradentes, precisavam fazer o dever de casa e se preparar para o processo de digitalização, o que pressupõe uma tecnologia cada vez mais transparente e disponível para o aluno”, comenta Domingos Alcântara Machado, diretor de Inteligência Competitiva e Estratégia do Grupo Tiradentes.

Com unidades em Aracaju, Itabaiana, Propriá, Estância, Maceió, Recife e em mais 30 cidades do nordeste, o Grupo Tiradentes, no entanto, precisava ser rápido para não só se preparar para o futuro, como também atender às demandas imediatas dos quase 50 mil alunos.

Esses passos, segundo Machado, foram facilitados porque houve, internamente, um reposicionamento estratégico da área de TI, até aquele momento subordinada à área administrativo-financeira. “A TI passou formalmente a se integrar na área de estratégia da empresa, passando a participar das principais decisões corporativas”, conta o executivo.

Uma decisão que fez total diferença foi a implantação, em 2014, do projeto Tiradentes Digital, iniciativa dedicada a preparar a universidade para receber novos serviços e processos ligados à educação digital, e alinhada às expectativas dos alunos e do mercado no futuro.

“A Universidade focou em se tornar digital, com um aprendizado efetivo e preparado para uma educação inovadora”, lembra Domingos Machado. O executivo liderou o investimento em infraestrutura de rede, com o objetivo principal de padronizar o parque tecnológico e tornar a Instituição escalável para atender o crescimento constante do grupo através de uma tecnologia moderna e dentro dos conceitos da educação digital, ou a Educação 3.0.

O reposicionamento da área de TI permitiu uma análise mais precisa dos objetivos e dos problemas a serem enfrentados pela instituição nesta fase de transição para o ambiente digital. O Projeto Tiradentes Digital, coordenado pelo prof. Exson Souza, foi dividido em três etapas, posteriormente apresentadas ao mercado com o objetivo de atrair fornecedores igualmente comprometidos com a inovação e dispostos a participar da iniciativa.

Mergulho

Antes do Tiradentes Digital o Grupo Tiradentes pretendia somente a troca dos switches do core e de distribuição da rede. No entanto, após o planejamento estratégico da TI redesenhou toda a solução para atender aos novos desafios que estavam por vir e que foram discutidos no Planejamento Estratégico.

Para conhecer de perto as soluções sugeridas para o projeto, o Grupo visitou, inclusive, o Centro de Inovação e Demonstração da Cisco no Rio de Janeiro. O Grupo contratou o projeto para sete unidades, sendo a UNIT em Aracaju (SE) e o Centro Universitário Tiradentes, em Maceió (AL), os primeiros a receberem a plataforma, seguidos pela  segunda fase que incluiu a FACIPE, em Recife, e polos de EAD pelo nordeste.

De acordo com Souza, essa foi a maior etapa do projeto, pois incluía a revisão de toda a rede e a passagem de fibra óptica nos prédios, além de todo o planejamento de segurança em dois Estados diferentes e a implantação da wi-fi como serviço. “Essa etapa, iniciada em 2015, já está concluída”, diz o coordenador do projeto.

Quer saber mais sobre o projeto? Acesse o site da Cisco e veja mais detalhes desse grande case:

http://www.cisco.com/c/m/pt_br/cases/educacao.html

 

Depoimento do cliente

“A Universidade focou em se tornar digital, com um aprendizado efetivo e preparado para uma educação inovadora”. Domingos Alcântara Machado, diretor de Inteligência Competitiva e Estratégia do Grupo Tiradentes

UNIT - Universidade Tiradentes

Conheça outros cases relacionados

CLIENTE

UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

SOLUÇÕES

Wi-Fi, Gerenciamento de Projetos e Serviços de Instalação

FABRICANTES

Cisco

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná desejava manter uma padronização das configurações da rede sem fio para todos os campi, sem perder o controle da
Ver Case Completo

CLIENTE

IFPE - Instituto Federal de Pernambuco

SOLUÇÕES

Armazenamento de Dados, Servidores Onpremisse e Cloud, Gerenciamento de Projetos e Serviços de Instalação

FABRICANTES

Cisco, NetApp, VMware

Modernizar o data center do IFPE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco) para melhor atender a crescente demanda por serviços de TI
Ver Case Completo

CLIENTE

SENAI - SC

SOLUÇÕES

Servidores Onpremisse e Cloud, Virtualização

FABRICANTES

Cisco, VMware

O SENAI-SC precisava implantar uma solução tecnológica que permitisse o atendimento da crescente demanda por novos serviços de TI, através da virtualização de servidores e
Ver Case Completo

CLIENTE

SENAI - SC

SOLUÇÕES

Virtualização

FABRICANTES

Cisco, NetApp, VMware

As principais necessidades do cliente eram ampliar e atualizar o parque de TI dos ambientes educacionais das unidades de negócios – laboratórios de informática, salas
Ver Case Completo