$name

INFOTV garante alta disponibilidade ao dockerizar seu sistema com soluções AWS

Empresa catarinense sofria com lentidão na arquitetura anterior. Hoje, comemora resultados de negócios

Alguns momentos de dificuldades podem ser aqueles que provocam verdadeiras mudanças. Foi o que aconteceu com a INFOTV, empresa catarinense de soluções em tecnologia digital interativa que atua desde 2002, em 17 estados brasileiros.

Por conta do forte foco em inovação tecnológica, a INFOTV desenvolve e integra sistemas para a adequação de serviços e fontes de informação, gerando sistemas confiáveis, eficientes, modulares e de grande usabilidade. Com soluções de gerenciamento e monitoramento online do processo de atendimento ao cliente e murais digitais espalhados por todo o Brasil, a empresa também é especializada em aplicativos para totens, senhas e TVs corporativas, dentre outras soluções para o mercado.

O desafio e a solução

A INFOTV já havia se rendido às facilidades da cloud computing com a arquitetura híbrida da AWS. No entanto, eles ainda mantinham uma infraestrutura vertical, impedindo que o sistema fosse auto-escalável, ou seja, caso o número de requisições à solução fosse maior que o dimensionado, o sistema não suportaria e ficaria indisponível.

E foi exatamente isso que aconteceu. Com o modelo de negócio altamente atrelado à disponibilidade das suas aplicações, ter uma infraestrutura que não permitia picos de acesso interferiu, portanto, nos negócios dos seus clientes finais, algo bastante negativo para ambas as organizações.

“Nós tínhamos um dimensionamento feito conforme a necessidade de um cliente. Só que nem o cliente sabia que ele tinha 20% a mais do número de acessos que ele nos repassou. Por conta desses 20%, nós tivemos problemas de lentidão, de usuário não conseguindo acessar a aplicação. Até que a máquina e a aplicação não aguentam e travam”, explica Eder Oliveira, Diretor de Tecnologia da INFOTV.

Momento da virada

Por conta deste pico de acessos, a INFOTV entendeu que era hora de alcançar um novo patamar tecnológico. Junto à Teltec Solutions, em cooperação com a Amazon Web Services, mudaram tanto a concepção da arquitetura, quanto a de software. Trabalhando agora com contêineres Docker auto-escaláveis, a preocupação de indisponibilidade já não existe mais.

“Agora utilizamos a infraestrura ECS (Elastic Conteiner Service) da AWS, trabalhando com o banco de dados RDS. Dessa forma, a nossa principal dor foi resolvida. Hoje temos três máquinas virtuais trabalhando em cluster e seis aplicações rodando nelas. Mais de 15 contêineres Docker rodando simultaneamente neste cluster. Ou seja, agora está bastante robusto”, afirma Oliveira.

A equipe de TI da INFOTV, apesar de, à época da implementação, não ter ainda familiaridade com as plataformas, topou o desafio de se capacitar e aprender. Especialistas da Teltec ministraram dois workshops para o time de desenvolvimento da empresa, para repasse da tecnologia, a fim de que todos estivessem alinhados.

Com a segurança do time para trabalhar na plataforma, foi possível prosseguir o trabalho a nível de integração contínua. Com a utilização de plataformas digitais de hospedagem de código-fonte, os programadores da INFOTV agora são capazes de fazer a atualização automática do sistema nos Docker’s, trazendo muito mais agilidade à resolução de problemas de seus sistemas próprios.

“Hoje eu consigo atualizar a aplicação ainda em produção, sem que ela derrube, sem precisar parar todo mundo. Não temos mais indisponibilidade” – Eder Oliveira, Diretor de Tecnologia da INFOTV.

Resultados de negócios

Com o ganho tecnológico proporcionado pela arquitetura em cloud e pelas ferramentas da AWS, o resultado nos negócios começaram a aparecer. No ramo de tecnologia, provar para clientes que a arquitetura da qual o seu negócio dispõe é de qualidade faz toda a diferença na hora de fechar o contrato.

Os benefícios de negócios não param por aí: além dos serviços mencionados, a INFOTV conta com um arsenal de ferramentas da AWS para construir uma arquitetura que entrega agilidade ao negócio. Lambda para a execução de rotina do sistema; QuickSight para relatórios e Cloudwatch para o monitoramento como um todo, com a possibilidade de testes automatizados e atualização da aplicação em tempo real.

Eder comemora o fato de que a percepção dos clientes sobre a marca foi percebida e aproveitada para projetos de grande expressão: “Atendemos clientes que atuam com várias unidades espalhadas. Só em uma das cooperativas de crédito que atendemos com o nosso sistema de senhas, só desse cliente, são cerca de 200 unidades. Em nove meses, esse cliente processou quatro milhões de atendimentos e até o final do ano, provavelmente feche em seis milhões. Estamos falando de 10 milhões de atendimentos por ano de uma solução que não pode parar e, de fato, não para!”, finaliza Eder.

Categorias

Quer saber mais sobre as soluções de cloud?

1/2
2/2

Obrigado pelo interesse!

Em breve entraremos em contato.