por admin

12 dez 2018

Colaboração no trabalho: como ferramentas podem ajudar na sua empresa

A colaboração no trabalho entre funcionários é apontada como umas das grandes formas de obtenção de sucesso no ambiente corporativo. É sinônimo de aumento de produtividade e entendida, muitas vezes, como simplesmente a boa convivência e interação entre os funcionários.

É isso, mas não só isso.

Hoje em dia, a colaboração no trabalho já não se restringe mais às reuniões físicas em torno de um projeto. Com o advento da computação em nuvem, das ferramentas digitais de colaboração e da prática do BYOD, bem como com a mudança de perfil de colaboradores, a colaboração no trabalho torna-se, cada vez mais, sinônimo de tecnologia.

Colaboração digital será um dos grandes pilares dos próximos anos.

Novas gerações e comportamento corporativo

Para gestores e coordenadores de áreas estratégicas, é preciso levar em conta quais são os funcionários que trabalham no seu negócio. Não existe apenas um tipo de funcionário, claro. Além do perfil, vale a pena entender a natureza das suas demandas. É preciso pensar ainda nos colaboradores que trabalham remotamente, bem como na relação com parceiros e clientes.

Millenials são os mais propensos a utilizar ferramentas de colaboração.

Segundo um relatório da ManPowerGroup, os Millennials – grupo nascido entre os anos de 1980 a 2000 – formará um terço da força global de trabalho, até 2020.

A pesquisa mostra ainda que esse grupo é mais propenso a utilizar ferramentas de comunicação interativas do que e-mails, assim como são os que mais são abertos às formas não tradicionais de trabalho no futuro, como trabalhos remotos.

A pressão que isso causará no mercado de trabalho, de acordo com o relatório, é que empregadores precisarão oferecer o valor que este grupo deseja, como mais flexibilidade, variedade e oportunidades diferenciadas.

Mobilidade mandatória

Para que as estratégias de colaboração no trabalho digitais realmente funcionem, é preciso também garantir que elas não oferecerão riscos. O modelo BYOD, apesar de trazer redução de custos para as empresas, pode ser a porta de entrada para ameaças aos dados sensíveis e à privacidade dos colaboradores.

Porém, evitar que colaboradores tenham a liberdade de utilizarem seus próprios dispositivos não é uma boa saída. Eles provavelmente irão encontrar brechas para trabalhar com eles, o que deixará a rede do seu negócio muito mais desprotegida, além de causar descontentamento entre os funcionários.

Criatividade e inovação

Uma das grandes vantagens de se utilizar ferramentas de colaboração online é a de que a criatividade das pessoas ficará menos engessada.

Com a possibilidade de compartilhamento de arquivos na nuvem e o trabalho remoto com usuários externos, é de se esperar que novas ideias surjam deste ambiente que, apesar de corporativo, é menos institucional do que as formas tradicionais de comunicação.

Ferramentas corporativas dão a possibilidade aos colaboradores de trabalharem em um mesmo documento simultaneamente, agilizando os processos e garantindo que todos estejam alinhados com as mesmas informações.

Dados são insights

Ferramentas de Análise de Dados também servem para colaboração no trabalho.

Engana-se que as ferramentas de colaboração são unicamente as de comunicação. Ferramentas analíticas também passam por essa categoria, já que ajudam analistas, diretores e colaboradores a terem novos insights de negócios e ações.

Segundo o relatório da Gartner para ferramentas de Business Intelligence, o número de usuários dessas plataformas crescerá para o dobro da taxa atual até 2020. A vantagem competitiva de um negócio dirigido por dados é significativamente maior do que aqueles que não o são.

Empresa precisa atuar como facilitadora

No final das contas, todas as empresas são feitas de pessoas. E são elas que constroem o caminho para os objetivos que são traçados. Isso quer dizer que adotar maneiras, ferramentas e atalhos é quebrar barreiras para que as pessoas trabalhem de forma autônoma e mais produtiva.

O melhor é que as empresas estudem seus ambientes internos, quais ferramentas oferecem o melhor custo-benefício, além do planejamento e execução de um plano de adoção de ferramentas que serão utilizadas.

Gostou do assunto e quer saber mais sobre ferramentas de colaboração para o seu negócio? Entre em contato com a Teltec Solutions e converse com um de nossos especialistas sobre as necessidades da sua empresa!

Categorias



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!