$name

CRESOL reduz 50% de custos com aquisição de solução de TI

Mesmo em localidades rurais e distantes, o serviço está sempre disponível

A CRESOL é uma cooperativa de crédito criada em 1995, no sudoeste do Paraná, nascida com o objetivo de promover a inclusão social da Agricultura Familiar. Em seus mais de vinte anos de atuação, já está presente em 16 estados, através de 541 unidades de atendimento, que apoiam mais de meio milhão cooperados.

A maior bandeira da CRESOL é promover a inclusão financeira e o desenvolvimento social, através do cooperativismo. Por meio de comitês, grupos de trabalho e fóruns de discussão, busca ajudar o pequeno agricultor por meio de procedimentos tecnológicos, prevenindo e combatendo riscos sistêmicos. Devido ao seu crescimento e, como forma de melhor organizar sua atuação, em 2009, instituiu a CRESOL Confederação, que congrega quatro grandes centrais no país: a Cresol Baser; Cresol Central; Cresol Sicoper e Cresol ASCOOB.

Motivadores do projeto

Com a responsabilidade de prestar serviços de tecnologia às centrais e cooperativas, todo o setor de Tecnologia da Informação da Confederação passava por um momento de padronização e unificação dos processos, como ferramenta para a melhoria das práticas e consolidação dos sistemas.

No momento, a prioridade era melhorar o desempenho da comunicação entre cooperativas e reduzir os custos com os links de comunicação. Mas era necessário fazer isso com garantia da segurança e confidencialidade dos dados, com mecanismos inteligentes de redundância e tolerância a falhas que auxiliassem a trazer a independência de operadora de comunicação.

O projeto 

Em busca de atualização tecnológica que fizesse jus às suas demandas, a CRESOL viu na Teltec Solutions a sua parceira de tecnologia. Ao apresentar suas necessidades, desafios e a sua estrutura de rede e escritórios, a Teltec apresentou a solução mais aderente, através de um projeto com equipamentos Cisco Meraki MX, de quem é parceira Gold.

A solução permitiu à CRESOL a ampliação dos seus links de comunicação, permitindo também a inserção de links redundantes nas localidades onde esta configuração se fez necessária. O equipamento instalado tem a capacidade de analisar o desempenho dos links de comunicação e, baseado nas premissas das aplicações, tomar automaticamente a decisão de qual link entregará maior performance àquela aplicação naquele instante.

A redução de custos e da dependência de operadora também foi conseguida através do SD-WAN. Como todas as soluções Software Defined (SD), cria-se uma “camada” de software que abstrai a rede WAN. Assim, é possível realizar a substituição ou inserção de links de dados, gerando baixo impacto nos serviços de TI e no desenho da rede. Isso significa que a Cresol pode trabalhar com diferentes provedores em diferentes localidades, já que atuam em 16 estados da Federação.

Dois pares de concentradores, que ficam no Data Center central, distribuem a carga de conexões, melhorando o atendimento ao serviço. Além disso, os dois pares garantem alta disponibilidade das conexões, pois conseguem atuar com operadoras distintas.

Assista o vídeo completo do Case da CRESOL:

Segurança para o cooperado

Garantindo a segurança das redes das cooperativas, o projeto traz os recursos de Firewall de Próxima Geração (Next Generation Firewalls – NGFWs), Sistema de Prevenção de Intrusão (Intrusion Prevention System – IPS) e filtro de URLs. São mecanismos que permitem a proteção das redes cooperadas de ataques ou malwares.

Os dados, que podem trafegar por links de diferentes operadoras, são criptografados e trafegados em canais privados de comunicação, impedindo sua captura ou violação. A solução trabalha com templates que permitem definir padrões de configuração para as cooperativas. Para o uso deste recurso, foi necessário um minucioso planejamento entre a CRESOL e a Teltec, demandando das equipes um novo desenho da rede.

O uso dos templates garantem, indiretamente, a conformidade do ambiente. Uma alteração realizada é distribuída para todos os equipamentos que o utilizam. Este recurso também agiliza o processo de migração, gerando impacto mínimo ao negócio.

Uma das características deste projeto, é que foi comercializado como serviço. A CRESOL recebe todos os equipamentos em comodato, passando a contar com o Centro de Operações de Rede (Network Operations Center – NOC) da Teltec. Com o monitoramento 24×7 sobre os equipamentos e links de comunicação, o NOC também altera configurações de segurança, além de preparar e acompanhar a instalação de novas localidades. Até mesmo os chamados por eventuais quedas de links, passam a ser responsabilidade da Teltec Solutions.

“O cenário em que agora estamos inseridos está muito bom. Antes, tínhamos uma rede tradicional, com um alto custo agregado. Agora, temos uma solução que nos atende de acordo com as demandas dos nossos usuários. Já temos 100% da rede toda com a Cisco Meraki e a redução dos nossos custos já chega a 50% em relação ao cenário anterior. Não temos mais dificuldades de uso e temos recebido feedbacks positivos dos usuários”, afirma Márcio André Falcão, Coordenador de Infraestrutura e Tecnologia da Informação da CRESOL.

Benefícios alcançados

Os principais benefícios estão diretamente alinhados com os desafios. Com a nova solução, a CRESOL conseguiu:

  • Redução de custos de links e da dependência de operadora: com o novo projeto, foi possível a troca de tecnologia e aumento da velocidade dos links de comunicação;
  • Otimização de tempo da equipe de TI, que já não precisa mais se preocupar com chamados de links indisponíveis. Time técnico tem a possibilidade de dar foco às questões estratégicas;
  • Padronização dos ambientes de rede, padronizando VLAN’s, endereçamento IP, regras de Firewall, filtros de URL, garantia de conformidade do ambiente;
  • Simplicidade de gerenciamento e visibilidade da rede;
  • Segurança e disponibilidade da comunicação;
  • Redução da indisponibilidade dos serviços, acarretando um melhor serviço prestado aos cooperados.

Quer saber mais sobre SD-WAN e otimização de rede?

1/2
2/2

Obrigado pelo interesse!

Em breve entraremos em contato.