$name

Editora do Brasil: digitalização do negócio para transformar o país através da Educação

Azure e Office 365 foram o combo de soluções que permitiram a confiança que o negócio precisava para dar os próximos passos

Quando o propósito de uma empresa é “Mudar o Brasil através da Educação”, todos os passos precisam estar de acordo para a conquista desse objetivo. Por isso, a Editora do Brasil, que está desde 1943 no mercado, consolidou a sua estratégia de TI para estar sempre à frente na construção de um país com educação de qualidade.

Através da produção de conteúdo para estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, a Editora do Brasil trabalha com a produção, do início ao fim, de livros didáticos, paradidáticos e materiais de apoio para escolas privadas e livrarias. Além disso, também disponibiliza seus materiais de qualidade para escolas básicas de todo o território nacional, através do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

Editora do Brasil

Projetos digitais da Editora do Brasil dependiam de uma infraestrutura robusta, conseguida com a Azure. (Crédito: Editora do Brasil)

Por saber que o mercado editorial precisa se adaptar às mudanças de seus principais clientes – estudantes e professores, que já se veem dentro da lógica digital dentro e fora das salas de aula –, foi que a administração da Editora do Brasil decidiu trabalhar fortemente na redução de gaps tecnológicos.

Por isso, além da reestruturação e revisão dos conteúdos já existentes, a necessidade de produção de novos conteúdos que abarcassem a nova realidade da educação era urgente. No entanto, como conseguir alcançar tais objetivos se o próprio parque tecnológico e ferramentas de produtividade já não acompanhavam o planejamento estratégico da Editora do Brasil, dificultando inovações e enrijecendo processos?

Digitalização como diferencial do negócio

A migração do Data Center On-premises da Editora do Brasil para a nuvem da Azure, da Microsoft, de quem a Teltec é parceira Gold, foi uma das respostas da empresa. Há 15 anos, o mesmo Data Center era utilizado. Com a iminente chegada da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em agosto de 2020, havia uma enorme preocupação da segurança, tanto da parte física dos equipamentos, quanto da parte digital.

“Nós não tínhamos como fazer crescimentos sazonais em picos de processamento. Isso nos era limitado com o Data Center local”, explica Antonio Marcos Gonçalves, Gerente de Tecnologia da Editora do Brasil. A economia e a agilidade em migrar para a nuvem após muitos anos de Data Center foi notada por toda a equipe:

“Precisávamos levantar uma segunda instância para rodar um produto novo que iríamos lançar. Junto com o pessoal da Azure, conseguimos levantar em 15 minutos, coisa que nós não conseguiríamos fazer nunca usando os recursos internos”, avalia Antonio Marcos.

A reimplantação do sistema geral de dados e treinamento de toda a empresa (Protheus/IRP) aconteceu na Editora ainda em 2017, por conta dos avanços de governança da nova gestão. Atualmente, este sistema é um dos que já foram migrados para a nuvem da Azure, bem como todo o sistema E-Social da Editora do Brasil.

Colaboração e produtividade

O problema, no entanto, não era apenas esse: além do Data Center local defasado, a empresa não contava com uma padronização das licenças para o uso de ferramentas de produtividade, o que poderia trazer prejuízos e dificultar a segurança das informações.

Com a migração para o Office 365, a unificação da comunicação foi evidente, levando em consideração também a estratégia de capilarização das unidades da Editora em todo o território nacional. O Microsoft Teams surgiu como uma plataforma de integração inteligente, adequada aos objetivos do negócio.

“Saímos de um risco processual e sistêmico, em caso de falha. Tivemos todo o suporte da Teltec para desmembrar todo o arsenal de possibilidades e recursos que o Azure tem. Assim, evitamos erros básicos e, por isso, o processo foi tão rápido. Além disso, também migramos para o Office 365. Então, foram várias migrações acontecendo. A expertise nos ajudou a ver todos os benefícios, como a rápida mitigação de problemas e de nossas plataformas rodando na nuvem de maneira realmente ágil”, comemora Antonio Marcos.

Gostou do caso de sucesso da Editora do Brasil e quer que a sua empresa ou instituição tenham os mesmos resultados? Fale com a Teltec Solutions e converse com os nossos especialistas!

Quer ter acesso a dicas de utilização de todos os produtos do Office 365? Acesse gratuitamente a nossa série de infográficos no banner abaixo!