$name

Eniac transforma o seu ambiente de cloud e comunidade acadêmica ganha em inovação

Migração para nuvem permitiu escalabilidade, inovação e redução de custos

Vestibular, matrículas, avaliações e estruturas digitais que facilitam o trabalho do professor e melhoram o aprendizado do aluno. As instituições de ensino investem em tecnologias diversas para atendar às expectativas dos que constroem o futuro, neste mundo cada dia mais digital.

O Centro Universitário Eniac, com sede em Guarulhos (SP), entendeu que já não devem mais existir dissociações entre a tecnologia e o saber, por isso, investiu em um ambiente de multicloud para sanar suas necessidades de recursos computacionais, a fim de garantir um ambiente escalável e de alta performance.

Com mais de 12 mil alunos e há 30 anos inovando no aprendizado, o Centro tem o nome do primeiro computador digital eletrônico de grande escala não por acaso. Fazendo jus ao marco de primeira instituição de ensino do Brasil com o certificado de ISO 9000, o Eniac oferece cursos de graduações presenciais, bem como cursos nas modalidades Flex e EaD.

Adotou a Cloud Computing em 2017, quando migrou a totalidade de seu Data Center para a nuvem subsidiária da Amazon, a AWS, parceira da Teltec, o que deu um salto de qualidade do atendimento da Instituição aos seus alunos: com a computação em nuvem operando, projetos de professores e alunos tiveram uma significativa redução no tempo de implementação.

“O tempo de resposta para os projetos reduziu significativamente. A parte acadêmica se vê contemplada, já que o que antes nós só conseguíamos viabilizar em três a quatro meses, hoje, em uma semana, colocamos de pé”, afirma Ruy Guérios, fundador e mantenedor do Centro Universitário Eniac.

Sempre investindo em tecnologias que melhoram o desenvolvimento pedagógico de seus alunos, o Eniac, mais uma vez, deu um passo a mais na evolução de seus serviços à sociedade. Para oferecer o melhor aos seus alunos, a AWS atendeu o Eniac de maneira exclusiva por três anos. No entanto, já era hora de expandir os horizontes!

Ruy Guérios, Presidente do Centro Universitário ENIAC.

Ambiente multicloud

A Teltec Solutions tem orgulho de fazer parte da história do Eniac. Desde a implantação da Rede Wi-Fi, em 2016, somos parceiros constantes do Centro. Vivemos o momento de estruturação da nuvem no Eniac e, agora, evoluímos. Visando manter a capacidade da nuvem, migrou-se parte da estrutura de Cloud para Azure, provedora de nuvem da Microsoft, parceira Gold da Teltec.

A primeira migração ocorreu em 2017. O segundo momento da migração ocorreu em meados de 2018. Tanto a AWS quanto a Azure são líderes do quadrante Gartner, consultoria que analisa as soluções de Tecnologia dos principais players do mercado. Com diferentes abordagens, as duas nuvens foram escolhidas porque atendem às demandas da Instituição com robustez e simplicidade.

Mesmo com duas provedoras distintas, o time de TI da Instituição não precisou de grandes adaptações para gerenciar as nuvens. Miguel Sanchez, gerente de TI do Eniac, explica que a chegada do ambiente multicloud foi recebido com tranquilidade pela equipe:

“A migração foi totalmente transparente. Para quem lida no dia a dia, a questão é apenas de se acostumar com as novas ferramentas e interfaces, mas não tivemos qualquer problema no uso delas”, afirma Sanchez.

Suporte e estratégia

O Eniac é também acompanhado pelo Network Operation Center (NOC) da Teltec, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e atende aos chamados da equipe de TI, que recebe feedbacks do NOC sobre a utilização das duas nuvens, contribuindo para o bom funcionamento e prevenindo indisponibilidades.

“Quando temos qualquer incidente, trabalhamos em conjunto. O meu time ficou mais especializado, mais competente, com mais conhecimento. Trabalhando em conjunto com o NOC da Teltec, eles conseguiram entender as causas. Estamos eliminando retrabalho e reincidência que, antes da Teltec, tínhamos bastante por aqui”, comemora Ruy Guérios.

Resultados e conquistas

Samuel Oliveira, de 21 anos, é aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Eniac e se encontra no 4º semestre do seu tecnólogo. Ao adentrar no Eniac, com 19 anos, mal sonhava onde poderia chegar aos 21, graças a um projeto que lhe rendeu homenagens e um delineado futuro profissional: hoje é sócio de uma empresa.

Com o Sistema Dual do Eniac, que combina as atividades de ensino às práticas profissionais em empresas parceiras, o estudante recebeu uma chamada para o desenvolvimento de um aplicativo. Para desenvolvê-lo, utilizou a infraestrutura da nuvem do Eniac.

“Chegou para mim a oportunidade desenvolver aplicativos. Passei por uma triagem e acabei entrando de fato na produção da aplicação. Para ela, sugerimos algumas tecnologias que são baseadas totalmente em nuvem. Assim, poderíamos desenvolver e testá-la de forma rápida. Eu também tinha acesso ao servidor onde a aplicação estava hospedada e poderia acessá-lo remotamente, o que facilitou muito o meu trabalho”, comemora Samuel.

O aluno foi um dos beneficiados pela presença das estruturas de nuvem do Eniac, o que acabou por traçar um novo patamar para o jovem. De estagiário, passou a ser funcionário. A iniciativa deu tão certo que ele virou um dos sócios da empresa desenvolvedora. Samuel sonha alto: quer terminar o curso de tecnólogo e, também no Eniac, cursar a graduação em Ciências da Computação.

Samuel Oliveira, aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Eniac

Samuel Oliveira, aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Eniac

Trilha de cloud computing: do básico à prática

Quer saber mais sobre Cloud Computing?

1/2
2/2

Obrigado pelo interesse!

Em breve, entraremos em contato.