por admin

01 jun 2020

AppDynamics: o que é e como funciona o melhor APM do mundo?

Quando algo não sai como o planejado em uma aplicação de TI, é comum que cada time de TI corra para as suas próprias ferramentas de monitoramento para descobrir e provar que o seu time não foi o responsável pelo erro.

Com o mundo dos negócios e organizações cada vez mais tomado pelos softwares, as aplicações começam a ter protagonismo, necessitando de segurança e, mais do que nunca, visibilidade.

Este artigo mostra que uma empresa comum tem em sua infraestrutura de TI cerca de 454 aplicações. Empresas com menos de mil empregados, contam com cerca de 22 aplicações. Este número sobe exponencialmente em empresas maiores, com mais de 50 mil colaboradores: vai para 788 aplicações.

O AppDynamics, adquirido pela Cisco em 2017, veio para mudar esse panorama e unificar o monitoramento e gerenciamento das aplicações, principalmente as que são diretamente ligadas ao core do negócio.

Mas o que ele faz?

O que é o AppDynamics?

A solução é uma Application Performance Management (APM), responsável por monitorar, gerenciar e dar insights sobre a operação dessas aplicações, cada vez mais essenciais aos negócios e o bom funcionamento de empresas, organizações e instituições, que está disponível tanto em On-premises, quanto como SaaS, com arquitetura comum nos dois modelos de implantação.

Veja um vídeo explicativo sobre a solução, em inglês:

A solução AppDynamics inclui a APM principal, monitoramento do usuário final, visibilidade da infraestrutura e monitoramento do desempenho dos negócios, além de fluxos de trabalho mais intuitivos criados em um tempo mais rápido para buscar a causa raiz.

Segundo Felipe de Oliveira, analista de soluções da Teltec Solutions, o conceito de APM foge um pouco do monitoramento tradicional: “A maioria das empresas faz o monitoramento delas apenas avaliando infraestrutura e redes. O AppDynamics veio para mudar isso. Com ele, eu consigo me antecipar a possíveis problemas e trazer visibilidade de impactos em tempos de crise”, explica.

Através do AppDynamics, é possível:

  • Rastreabilidade das requisições;
  • Comportamento das requisições através de baseline;
  • Integrações com aplicações internas e/ou externas;
  • Análise de causa raiz com apenas três cliques.

Quais as principais vantagens do AppDynamics?

No último relatório da consultoria Gartner, a solução da empresa da Cisco foi colocada como líder absoluta entre os seus concorrentes.

Imagem que mostra que o AppDynamics está posicionado no quadrante "Líderes", no maior posto, da consultoria Gartner.

O AppDynamics é o líder entre os provedores de APM, segundo a consultoria Gartner.

Um dos pontos mais destacados pelo estudo foi o de que o AppDynamics continua investindo em uma feature exclusiva, a Business IQ Solution, que permite o monitoramento e análise em tempo real das métricas de desempenho dos negócios em transações e aplicativos, o que traz vantagem competitiva para negócios de variadas áreas.

Além disso, o AppDynamics possui uma interface de usuário intuitiva, que permite fluxos de trabalho criados para diminuir o tempo de detecção da causa raiz de um eventual problema. 

Qual a principal utilidade do AppDynamics?

As suas principais utilidades são:

  • Dar visibilidade a todas as suas operações e aplicações;
  • Agir rápido com colaboração e DevOps;
  • Conhecer os impactos nos negócios a partir da análise de dados.

Para empresas

No mundo corporativo, inundado de softwares, é imprescindível que o monitoramento das aplicações seja unificado. A partir do monitoramento, é possível dar estabilidade e continuidade nas operações, em caso de erros ou ataques.

Isso significa a economia de recursos valiosos, resultando em insights para o melhoramento dos serviços, trazendo experiências ao usuário final e aos clientes mais assertivas e convenientes.

Imagine uma Instituição Financeira que está com um problema na sua aplicação: quanto menor o tempo de resolução, menos prejuízos financeiros e menos transtornos aos clientes são causados.

Para o setor público

Instituições públicas têm a premissa de não gerarem lucro com as suas atividades, mas isso não quer dizer que todos os seus recursos não precisem ser eficientes e bem utilizados.

Por exemplo, caso algum sistema importante para o Judiciário – como o Processo Judicial Eletrônico (PJe), por exemplo -, esteja indisponível, isso poderá acarretar transtornos para advogados, magistrados, servidores e para as partes interessadas no andamento dos processos.

Quer saber mais sobre o AppDynamics e sobre nossas soluções para uma estratégia de TI mais inteligente e orientada aos seus resultados? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas!

Categorias



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!