por admin

26 maio 2021

Comitê Safe Solutions: segurança e acolhimento para os Solutions durante a pandemia

Ainda me lembro do meu primeiro dia trabalhando de casa, dia 18 de março de 2020, começo da pandemia do Coronavírus, pelo menos para nós Solutions (como chamamos todos os colaboradores da Teltec).  Todos os escritórios da Teltec decretaram fechamento, e fomos acometidos por um imenso medo da situação mundial. Os setores da Teltec passaram por consideráveis transformações assim que a Diretoria estabeleceu o trabalho a distância. Precisamos reinventar a forma de trabalhar e o Departamento Pessoal também, novas rotinas de trabalho, novos decretos para enfretamento da crise, admissões à distância, novos protocolos, tudo diferente!

Pouco tempo depois, convidada pela Diretoria para participar de uma reunião pelo Microsoft Teams, discutimos a criação de um Comitê interno para estabelecermos medidas de segurança contra o novo vírus. Unimos as Diretorias, Administrativo, Desenvolvimento Humano Organizacional e Departamento Pessoal para encontrar a melhor fórmula para proteger nossos Solutions, mesmo que todos estivessem trabalhando de casa. Várias ações foram discutidas e colocadas em prática de forma muito rápida.

O comitê Safe Solutions

O objetivo principal da criação do Comitê Safe Solutions foi a segurança e o acolhimento aos nossos Solutions, o nome já diz tudo: Solutions Seguros. Estava pronta a nossa hashtag #StaySafe e corremos atrás de consultorias, compra de insumos, identidade visual e tudo o que precisava para colocar o programa em funcionamento.

Canal de Telemedicina

Lançamos o Canal de Telemedicina em parceria com a empresa MedNet, disponível gratuitamente para todos os Solutions que tenham qualquer sintoma característico e/ou suspeita da COVID-19. Eles entram em contato com uma Equipe Médica de forma totalmente online e recebem acompanhamento médico até que os sintomas passem, são orientados se devem ou não realizar o teste da COVID-19 e são informados sobre as melhores práticas de isolamento e protocolos de higiene.

Drive-Thru para distribuição de kits

Outra ação foi o Drive thru Safe Solutions realizado em Florianópolis, em que distribuímos kits Safe Solutions em frente a nossa sede. Os kits continham máscaras, álcool gel e orientações em uma cartilha de como utilizar e lavar corretamente as máscaras de tecido. Como não conseguimos realizar o drive thru em outras unidades, encaminhamos os kits por Correios aos Solutions de outras cidades.

A ideia inicial do programa não foi um incentivo da Teltec para o retorno às atividades presenciais, mas sim uma preparação de estrutura de materiais e protocolos. Os objetivos do comitê mudam de acordo com diferentes estágios de enfrentamento da pandemia, ou seja, conforme o avanço ou retrocesso da pandemia e, também, de acordo com as necessidades dos nossos Solutions. Um exemplo disso é que, no caso das viagens técnicas, os destinos passam por análise de risco pelo nosso comitê e todos os viajantes aprovados têm direito a um Kit Safe Solutions Voyage que contêm álcool gel e máscaras PFF2/N95, tudo em conformidade com a nossa Diretriz de Viagem.

O comitê uniu muito mais do que apenas quatro setores. No final do ano de 2020 outros setores, como o Comercial e a Diretoria, já apoiavam fortemente a compra de materiais e se tornaram grandes parceiros para que o Comitê funcionasse em todas as unidades.

Infelizmente, quando entramos no ano de 2021 e a pandemia se agravou, adiando o sonho de todos de retornarmos ao trabalho presencial nas nossas Unidades, e tivemos que dar um passo para trás no projeto de retorno ao trabalho de forma segura. Mesmo assim, o Comitê não desanima e continua prestando todo o apoio necessário aos nossos Solutions durante esse período que vai ficar marcado na história da Teltec, dos Solutions e do mundo.

#StaySafe

Por Vitória Portella, assistente de Departamento Pessoal e integrante do Comitê Safe Solutions.

Categorias