por leonardobecker

25 maio 2016

Redução de custos nas empresas com Cloud Computing

Em meio aos cenários econômicos incertos, gestores se perguntam como podem fazer a redução de custos nas empresas. O que muitos não percebem é que novas oportunidades de negócios aparecem justamente nestes cenários. É válido até buscar a reestruturação de áreas que podem ser um dos grandes gargalos do seu negócio.

A Cloud Computing desponta como uma ótima opção para empresas que buscam economizar em seus gastos com tecnologia da informação. Há muito que a computação em nuvem era apenas uma tendência que muitos ainda viam como arriscada.

Cloud passou a ser um mercado valioso, que só no âmbito das nuvens públicas, irá movimentar mundialmente cerca de US$ 302 bilhões até 2021, segundo o Gartner.

redução de custos nas empresas

Em que sua empresa pode economizar

Cenários em que a Cloud Computing está presente, seja ela pública, privada ou híbrida, a economia também estará. Os motivos vão desde a redução de energia elétrica aos custos de manutenção de software.

A primeira grande economia que se faz são nas estruturas de TI On-premises. Servidores nesta modalidade, por exemplo, despendem quantias enormes em energia elétrica, bem como espaço físico dedicado e refrigerado. Não podemos esquecer dos nobreaks para prevenção de quedas e picos de energia. Na migração para Cloud, todos estes gastos são lapidados.

Segundo o Head of Multi-Country Organization da Amazon, Marcos Grilanda, a Cloud Computing também dá agilidade aos projetos de TI. O que antes levava meses para ser implantado e dependia de diversos setores, agora pode ser feito em questão de minutos.

A redução de custos nas empresas ao migrarem para Cloud conta com outro ponto positivo: ao contrário das estruturas On-premises, você só paga pelo que usou. O modelo “Pay as you go” é o adotado pela maioria dos provedores, o que dá previsibilidade financeira para a área.

Outra vantagem é que, com os grandes provedores disputando cada pedaço do mercado, se pode esperar preços mais competitivos, bem como mais inovação e especialização para cada funcionalidade. Quem sabe que tipo de tecnologias teremos nos próximos anos?

A sua empresa, ao adotar cloud computing, já está a um passo à frente em relação às tecnologias de ponta utilizadas por players como AWS, Azure e Google Cloud, parceiros da Teltec.

Alinhamento da TI

Com a migração para Cloud Computing, é importante salientar que a área de TI como um todo fica alinhada à demanda de negócio da empresa. Em modelos tradicionais, os profissionais estavam bem mais dedicados a “apagar incêndios”, do que efetivamente lidar de maneira estratégica com o negócio. Não só não economiza, deixa de ter receita.

Outra pergunta pertinente: já pensou em não ter que se preocupar com licenciamento de softwares? Em serviços Ready-to-use, a equipe de TI já não está mais quebrando a cabeça para incorporar complicadas licenças de software, e nem de suas renovações, porque elas já estão embutidas nos preços da Cloud contratada.

Redução de custos nas empresas

Ao colocar tudo na ponta do lápis, a Cloud Computing é uma excelente forma de economia.

Cibersegurança na Cloud

Segurança, claro, também é um forte argumento quando se pensa na redução de custos de uma empresa. Não só pela consistente proteção das quais necessitam seus dados, mas também pelo investimento que terá que ser feito.

Todo investimento em segurança é válido e protege a sua empresa ou organização de ameaças, cada vez mais sofisticadas. Mas todos estes custos passam a ser divididos ou até mesmo de inteira responsabilidade do provedor da nuvem.

O principal argumento para a adoção de Cloud Computing para a redução de custos nas empresas é que esta terá dinheiro em caixa para investir em outras áreas. Mais tempo das áreas de TI para pensar na área estrategicamente e, sem tais preocupações, focar na rentabilidade do empreendimento.

Você já migrou os serviços da sua empresa para a computação em nuvem? Não fique na dúvida, fale com um de nossos especialistas!

Crédito de imagem: ipsense



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!