por admin

05 set 2019

Como dimensionar uma rede Wi-Fi corporativa

Diante de toda a importância que a internet assume atualmente, é vital que uma corporação tenha uma rede sempre em bom funcionamento. Para isso, é necessário saber como dimensionar uma rede Wi-Fi corporativa da maneira correta e segura.

Os principais empecilhos em redes não planejadas consistem na falta de cobertura, uma baixa largura de banda e dificuldade em promover atualizações e reparos na rede. Esses problemas de segurança e disponibilidade influenciam diretamente na operação de qualquer empresa ou indústria.

Isso ocorre porque o Wi-Fi está relacionado com as atividades cotidianas dos funcionários, além de assegurar o adequado funcionamento dos equipamentos de trabalho.

Um dimensionamento bem conduzido de Wi-Fi pode trazer benefícios para o seu negócio!

O que se deve levar em conta e como dimensionar uma rede Wi-Fi corporativa?

O Wi-Fi corporativo não se limita a vários roteadores e demais equipamentos. Na verdade, ele envolve um planejamento e monitoramento constante. Graças a essas características, é possível distribuir a rede de maneira ordenada e lógica, mantendo o foco em segmentos relevantes do serviço e o correto dimensionamento.

Não é exagero afirmar que o dimensionamento é primordial para o êxito do negócio, principalmente aqueles em que a internet é o recurso fundamental, como Startups, por exemplo.

Além do mais, um Wi-Fi corporativo adequadamente dimensionado pode beneficiar a produtividade e a integração entre departamentos, agilizar a solução de falhas e, em muitos casos, ajudar na experiência do usuário.

Diante disso, quando o assunto é dimensionar uma rede Wi-Fi corporativa, é necessário levar em consideração alguns pontos importantes:

  1. Materiais das paredes

 O material do qual uma parede é feita é um fator determinante para um projeto de rede wireless. Isso porque as ondas emitidas pelas antenas dos componentes da rede Wi-Fi são muito sensíveis diante de algumas barreiras físicas.

Madeira, gesso e resina são exemplos de materiais que apresentam uma quantidade pequena de atenuação – que é a perda de intensidade de um fluxo através de um meio. Por isso, diante delas, é necessário providenciar mais pontos de acesso, bem como optar por pontos mais elevados para facilitar a emissão das ondas.

É pertinente evitar locais com paredes de mármore, metal, vigas. Estes materiais denotam um nível elevado de atenuação.

O material de uso das paredes de um escritório interferem na atenuação. (Fonte: Marelli)

  1. Número de pessoas que irão se conectar no local

 A quantidade de pessoas no ambiente também consiste em um detalhe que deve ser analisado na hora de efetuar o dimensionamento do Wi-Fi corporativo.

Quanto mais pessoas utilizando a rede em um ambiente, mais capacidade ela vai necessitar. Um exemplo disso é a comparação entre um auditório e uma sala de trabalho.

Em um auditório, por exemplo, a quantidade de participantes vai ser maior e por isso é bom pensar em um projeto de rede wireless corporativa mais adequado para esse tipo de ambiente.

Por outro, em salas de menor tamanho e com menos pessoas, a rede será dimensionada de maneira proporcional.

  1. Objetivo da conexão

 Outro fator a ser analisado para quem quer saber como dimensionar uma rede Wi-Fi corporativa é sobre qual será o intuito da conexão. Caso a rede seja apenas para a utilização dos colaboradores, o dimensionamento da rede deverá levar em conta essas características.

Por outro lado, também é necessário levar em consideração se a empresa irá utilizar voz, como por exemplo, telefonia IP. Telefonia é um serviço sensível e que exige uma rede pensada para atender essa demanda.

  1. Quão crítico é a frequência em que a rede seja estável

Em um projeto de rede wireless corporativa, é preciso analisar como é utilizada a internet. Em corporações em que há um grande fluxo de informações e o trabalho é 100% online, é fundamental que a rede Wi-Fi suporte essa carga de funcionamento.

Quedas da internet em negócios web-based podem impactar significativamente a sua operação e causar vários prejuízos financeiros para o negócio.

Site Survey

Planejar é o melhor começo para um bom projeto de rede wireless corporativa. Nesse caso, é importante a empresa conhecer o conceito de Site Survey.

Ele consiste em um estudo do ambiente que avalia de maneira detalhada todos os aspectos capazes de influenciar os resultados de sua rede, disponibilizando relatórios com apontamentos e recomendações relevantes para a criação de um sistema mais funcional e eficiente.

Além disso, o Site Survey é pertinente tanto para quem almeja começar a integração de uma infraestrutura de conexão, quanto para quem pretende aprimorar ou monitorar a eficiência da sua rede atual.

Vale lembrar que esse estudo está apto a detectar pontos críticos que já estão influenciando ou poderão afetar o desempenho da empresa, simplificando o gerenciamento dessa infraestrutura.

Benefícios do dimensionamento

Um projeto de rede wireless corporativa traz várias melhorias para uma empresa. Entre essas vantagens, é possível citar alguns pontos principais:

  • Performance elevada

Uma corporação ganha muito com um Wi-Fi corporativo devidamente planejado. A conexão adquire um desempenho melhor e, consequentemente, uma performance mais eficiente na realização das atividades.

Em corporações que apresentam uma demanda enorme de conteúdo e informações, a rede Wi-Fi bem dimensionada é essencial para o bom andamento das atividades.

  • Menor índice de falhas

Falhas na conexão podem prejudicar as atividades de qualquer negócio, comprometendo o atendimento, prejudicando vendas e atrapalhando o desempenho da empresa.

Para eliminar as falhas na rede, o dimensionamento da rede Wi-Fi deve estar entre as prioridades dos empreendedores.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre como dimensionar a sua rede corporativa? Entre em contato com a Teltec para um Site Survey detalhado para o seu negócio.



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!