por dietererwin

04 set 2014

Como instalar câmeras de segurança em pequenas empresas

camera-de-seguranca-ip-dome-ip-vip-s4120_1

Você sabia que um sistema de monitoramento não demanda altos investimentos de infraestrutura? Uma rede IP, presente na maioria dos negócios, pode ser usada como base para a instalação de câmeras de segurança em pequenas e médias empresas. Os pontos das câmeras são instalados como se fossem novos pontos de rede, e não é necessário conectar os equipamentos na rede elétrica.

Isso porque as câmeras são alimentada por PoE (Power over Ethernet), tecnologia que viabiliza a transmissão de energia elétrica e dados para o dispositivo, por meio do mesmo cabo de rede (aquele cabo de par trançado padrão, geralmente azul). Deste modo, o investimento seria apenas na aquisição das câmeras, cujos modelos mais simples já contam com imagem em alta definição e visualização no escuro.

Para estabelecimentos pequenos, como uma loja de shopping com até 40 m², é suficiente a instalação de três a cinco câmeras. As áreas críticas são o caixa, a área principal de circulação de clientes (onde os produtos estão expostos) e o estoque.

–> Conheça a infraestrutura necessária para montar seu sistema de monitoramento IP

Ainda é possível fazer a contagem de pessoas que entram e saem da loja e definir alarmes diretamente na câmera, de modo que ela gere e-mails de forma automática ao detectar movimentos fora do horário de trabalho.

Onde guardar as imagens gravadas

Uma das formas de armazenar as imagens das câmeras de segurança em pequenas empresas é no próprio dispositivo – isso poupa o investimento em um servidor dedicado para arquivar as imagens. Os dispositivos mais modernos suportam um cartão SD que armazena até 64GB, o que corresponde a aproximadamente 20-30 dias de monitoramento. Isso porque ela grava apenas as cenas em que há movimento.

O sistema ainda permite que o proprietário da empresa visualize as imagens a partir do seu dispositivos móvel (smartphone ou tablet) ou do seu computador, seja na loja ou conectado remotamente.

Se ainda restaram dúvidas sobre como instalar câmeras de segurança em pequenas empresas, deixe seu recado. Elas podem ser temas para os próximos posts!

monitoramento



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!