por admin

11 dez 2018

Como o Coworking ajuda na inovação aberta para empresas tradicionais

Espaço Link Lab, na ACATE.

Espaço Link Lab, na ACATE.

Enquanto o mundo das startups não para de crescer e traz resultados impressionantes a cada ano, empresas tradicionais buscam novas maneiras de se reinventarem, em meio a cenários críticos e diante da crescente digitalização da economia.

Em Florianópolis, espaços como o Link Lab, programa da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), são oportunidades tanto para empresas tradicionais, quanto para startups que buscam firmeza em meio ao mar de novas ideias, impulsionando o seu modelo de negócio.

Em Florianópolis, segundo o censo, já são 30 espaços conhecidos que disputam a atenção de vários perfis de empreendedores.

Tendências para mercados sólidos

Enquanto, para empreendedores iniciantes, é de fácil compreensão o valor de se estar em um espaço de Coworking, como isto seria interessante para empresas já consolidadas no mercado, que já possuem escritórios próprios e não teriam a necessidade de alugarem espaços temporários mais econômicos?

Segundo Diego Brites, CEO da Teltec Solutions, a aposta está em todo o valor agregado de se estar presente em um ambiente como este.

“O ambiente de inovação é o que nos permite fazer essa aposta. Somos uma das empresas patrocinadoras do Link Lab, que mentora Startups catarinenses. Para nós, o contato com o mindset de inovação é o maior valor que podemos ver estando na ACATE, por exemplo”, diz o CEO.

Funcionários da Teltec trabalham no NexusLab por um dia.

David Silva, Head de Inovação da Teltec, é o profissional dedicado a promover a inovação aberta dentro da empresa. Para ele, programas que unem startups às empresas tradicionais são benéficos para todos os lados.

“Nós possibilitamos a conexão com clientes, validação de soluções, oportunidade de desenvolvimento conjunto de produtos e modelos de negócio. Há, também, a possibilidade de a própria Teltec vir a consumir os produtos da Startup, internalizando como uma solução”, explica David.

Desde 2017, a Teltec é patrocinadora do Link Lab, um programa que abre espaço para que Startups se conectem ao mercado, com o apoio de empresas catarinenses de médio e grande porte. O NexusLab é o laboratório próprio da Teltec dentro do programa, que é utilizado tanto por funcionários quanto pelas startups mentoradas.

Novas conexões são novas oportunidades

A conexão com profissionais que atuam em ramos diferentes das médias e grandes empresas e que optam por deslocar funcionários ou equipes específicas para esses ambientes, é também um chamariz para gestores que estão atentos às tendências do mercado, principalmente se o core é tecnologia.

Segundo Rafael Araújo, diretor de negócios da Teltec, estar num ambiente diverso propicia novos negócios. “Sair das suas fronteiras significa também criar pontos de conexão. Valorizamos a nossa casa, mas queremos ter um pé onde ideias disruptivas surgem e trazem novas oportunidades”, finaliza Araújo.

Gostou do artigo e gostaria de saber mais sobre o NexusLab? Conecte-se conosco através do Link Lab da ACATE e conte-nos sobre o seu negócio!

Palestra promovida pela Teltec, no Link Lab da ACATE.



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!