por admin

12 set 2019

Espaço de trabalho moderno: quais são as suas principais características?

É certo de que uma ou várias salas de escritório já não comportam mais a dinâmica de trabalho atual. Mas um espaço de trabalho realmente moderno seria apenas a atualizações dos softwares, por exemplo?

A Microsoft traz à tona do mundo corporativo o conceito de Modern Workplace ou, em português, Espaço de trabalho moderno. Muito mais do que atualizações nos parques tecnológicos das empresas e corporações, o conceito abrange também um ideal: a transformação das pessoas.

Quem são as pessoas que trabalham em um “Modern Workplace”?

Pessoas jovens, com mais afinidade com a tecnologia, estão forçando as organizações à adaptação.

Um estudo da Microsoft – “As cinco faces do Funcionário Moderno” – mostra quem são as pessoas que predominam na construção de um ambiente de trabalho moderno. A Geração Y, de nascidos entre os anos 80 e o início dos anos 2000, é a que mais aparece na pesquisa, com 34% da força de trabalho americana. Como esta geração se relaciona?

Em média, as organizações utilizavam até 730 aplicativos baseados em nuvem, o que demonstra a mudança organizacional dos últimos anos nas companhias. No entanto, dentre executivos do alto escalão brasileiro, apenas 22% estão agindo conforme a economia digital exige, segundo pesquisa da consultoria espanhola Foxize.

De fato, um dos determinantes sobre o sucesso ou não de uma estratégia é o Buy-In executivo. Quando os grandes executivos de uma companhia compram uma ideia, a tendência é de que o restante das pessoas consiga utilizá-las, já que terão treinamentos e serão incentivadas a isto.

Características de um espaço de trabalho moderno:

  • Trabalho mobile

Nos Estados Unidos, a consultoria IDC indica que cerca de 72% da força de trabalho trabalhará remotamente em 2020. O Brasil ainda não tem números que indiquem uma adesão tão forte, mas a experiência dos funcionários de uma organização precisa ser a melhor possível nesse contexto.

No entanto, para que essa experiência seja realmente agradável para o funcionário, ele precisa ter à mão modos desburocratizados de conseguir acessar arquivos, logar nos sistemas necessários e comunicar-se eficientemente com alguém da equipe.

Através do OneDrive, por exemplo, é possível ter acesso a todos os arquivos hospedados. Softwares como o Microsoft Teams, um Hub de inteligência corporativa da Microsoft, fazem muito mais do que simplesmente a comunicação instantânea.

  • Colaboração efetiva

Colaboração não é apenas a disponibilidade que se recebe por parte de colegas de trabalho – ainda que esta também seja incentivada. Mais uma vez, o Microsoft Teams chega como um hub de informações e colaboração efetiva.

Além disso, os aplicativos de produtividade do Office 365 são compartilháveis e mutuamente editáveis, o que faz com que um time consiga trabalhar em apenas uma versão de um arquivo e não em várias, como de costume.

Para citar mais exemplos, é possível acompanhar as tarefas de um time dentro do Planner e criar equipes dentro dele. Elimina a necessidade de microgerenciamento por parte de quem está em posições de liderança.

  • Eficiência através de dados

A IDC lançou um estudo sobre o uso de dados nas próximas décadas. Para cada pessoa do planeta Terra, 1,7 megabytes de dados serão gerados por segundo, em 2020. Impressionante, não? Mas o que essa quantidade imensa de dados quer dizer para as empresas? Por si só, nada. Ou melhor, podem até se tornarem fonte de problemas.

Organizações preocupadas com um ambiente de trabalho moderno saberão utilizá-los de maneira assertiva. Através de plataformas como o Power BI, é possível consolidar dados e utilizá-los de maneira visualmente inteligente, com insights valiosos fornecidos por Machine Learning da Microsoft.

  • Comunicação aberta

Uma empresa preocupada com o bem-estar de seus funcionários, não deixa as portas fechadas para a comunicação. Um canal de comunicação oficial e aberta é um interessante caminho para mostrar quais decisões estão sendo tomadas e quais serão os próximos passos a seguir.

Funcionários querem sentir-se parte de uma companhia e que as suas vozes sejam ouvidas. O Yammer é uma ótima ferramenta para fazer comunicados institucionais que gerem feedbacks nos colaboradores.

Ideias surgem da colaboração e da comunicação. Com a possibilidade de abrir este canal para que gestores e colaboradores estejam na mesma sintonia, as taxas de satisfação e retenção das empresas só tendem a subir.

  • Ferramentas adequadas

Ferramentas são parte de uma estratégia de negócios e de TI bem-sucedidas. Através delas, é possível aumentar a produtividade, a criatividade e o otimizar o tempo dos funcionários de uma empresa.

Uma empresa preocupada com um ambiente de trabalho moderno certamente não hesitará em fazer investimentos em ferramentas, softwares e aplicações que tragam valor à vida do funcionário e, consequentemente, do negócio.

O que isso quer dizer para o mundo corporativo?

César Schmitzhaus, Diretor de Tecnologia e Inovação da Teltec Solutions, mostra que está adaptado à mudança de paradigma nos negócios. “Eu concentrei toda a minha estação de trabalho dentro de uma coisa única. Na minha sala pessoal do meu Modern Workplace, eu tenho a parte do RH, Financeiro, Pós-Vendas. Tudo concentrado e ao alcance de um clique”, explica.

Esta fala indica que é preciso e imperativo mudar. As ferramentas existem, as gerações já estão adaptadas – ou se adaptando – e já não existem mais desculpas para não aderir a um espaço de trabalho moderno, que agregue na vida dos colaboradores e que transforme o trabalho em um ambiente de inovação e crescimento.

Deixar de entender a dinâmica de um espaço de trabalho moderno pode ser desmotivador para os talentos que a empresa necessita reter. A modernização plena é ter um espaço de trabalho realmente colaborativo, integrado à tecnologia e que leve a um aumento de satisfação e, consequentemente, de resultados positivos.

Gostou do texto e gostaria de descobrir como aumentar a sua produtividade através das ferramentas do Office 365? Clique no banner abaixo e acesse a nossa série de infográficos sobre o tema!



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!