por admin

03 out 2018

DPOR: o que é e como funciona?

O DPOR é a sigla em inglês para Digital Partner of Record, ou Parceiro de Registro Digital. É um programa lançado pela Microsoft para garantir ao usuário de seus produtos em nuvem, o suporte necessário para maximizar os seus resultados de negócios. O grande diferencial deste suporte é que ele é inteiramente gratuito.

DPOR Microsoft: tire suas dúvidas

Em outras palavras, o DPOR liga os parceiros Microsoft à sua clientela, para que acompanhem o sucesso do cliente, desde a venda, passando pela implementação, implantação, até o gerenciamento das soluções baseadas nos serviços de nuvem da Microsoft. Basicamente, a empresa busca que os seus clientes estejam satisfeitos com os serviços adquiridos.

Quem pode ter DPOR?

A prerrogativa para que um cliente seja contemplado pelo DPOR, é que ele utilize as assinaturas de um ou mais produtos da nuvem da Microsoft. Os parceiros cadastrados no programa apoiam o cliente a projetar, implantar, construir e gerenciar as soluções.

Aos clientes, é facultado que escolham qualquer parceiro Microsoft para DPOR, mesmo que não sejam os mesmos dos quais adquiriram o serviço originalmente.

São eles: Microsoft Office 365, CRM Online, Dynamics 365, AX7, Microsoft Intune, EMS e o Microsoft Azure, principal serviço de cloud da companhia para grandes empresas.

Benefícios para clientes DPOR

Todo o serviço de parceria funciona de acordo com as políticas de privacidade e confidencialidade da Microsoft. É importante para o cliente, já que ele passa a receber uma assessoria personalizada sobre como ele consome os serviços Microsoft, de maneira segura.

O cliente escolhe um parceiro especializado no serviço que opera. O parceiro, uma vez escolhido, passa a ter a responsabilidade de desenvolver um plano de adoção e utilização dos serviços de nuvem utilizados pelo cliente.

No entanto, existem limitações quanto ao número de DPORs que são disponibilizados para cada cliente, que variam conforme os serviços. Para o Azure, o cliente poderá escolher um parceiro DPOR para cada assinatura.

Já para os serviços do Office 365, Enterprise Mobility Suite e CRM Online Intune, o cliente poderá escolher um só parceiro DPOR. Importante destacar que o cliente poderá trocar de parceiro a qualquer momento, caso não esteja satisfeito com o suporte.

Por que o DPOR é gratuito?

“É comum que os consumidores comprem os serviços e não utilizem todas as potencialidades ou ferramentas que eles podem oferecer. Assim, quando a Microsoft percebe que seus produtos estão sendo subutilizados, ela incentiva que os seus parceiros entrem em contato com os seus clientes e ofereçam os serviços de DPOR, sem cobrar nada destes clientes finais”, explica Rafael Spinelli, analista de soluções da Teltec Solutions.

Isso porque a companhia fundada por Bill Gates tem o objetivo de fidelizar a clientela final. Com tantas funcionalidades de vários serviços diferentes, é bem possível que os clientes deixem alguma peça importante de lado. Em épocas de renovação de contratos, ter ciência do que o serviço pode fazer pela sua empresa, pode pesar na decisão.

Como ser um cliente DPOR

O ideal é que os próprios parceiros da Microsoft, ao identificarem entre sua cartela de clientes que existem usuários potenciais de DPOR, entrem em contato e ofereçam o serviço, com todo o passo a passo de como alterar o tipo de assinatura que possuem para que também incluam o DPOR. O suporte também pode ser ofertado ao cliente já na hora da aquisição do produto. DPOR Microsoft

Apenas usuários com status de administradores da conta podem pedir este tipo de suporte para a Microsoft. Administradores de serviços, co-administradores e parceiros designados como administradores delegados não podem alterar o status da conta.

Importante também destacar que, para cada serviço, uma assinatura de DPOR é necessária. Se um cliente tem uma assinatura de Office 365 e outra de Azure, ele precisa realizar dois cadastros de DPOR, podendo escolher parceiros diferentes para cada um.

Para realizar a inscrição, é preciso ter o número de ID do parceiro que você deseja para DPOR, entrar com um login de administrador da conta e realizar a inscrição no portal do Office. Acesse o guia da Microsoft com o passo a passo (em inglês).

A Teltec é parceira Microsoft para DPOR e pode fazer parte da estratégia do seu sucesso gratuitamente! Fale conosco!

Categorias



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!