por admin

06 ago 2019

O que é Hiperconvergência e quais seus principais benefícios?

A Hiperconvergência chegou para mudar o paradigma que os Data Centers adquiriram após o advento da Cloud Computing. Considerados onerosos e de difícil manutenção, já não eram vistos como os melhores modelos para a estratégia de TI de corporações e organizações mundo afora.

De acordo com o Gartner, a previsão é de que cerca de 20% de aplicativos críticos para os negócios atualmente implantados em infraestrutura de TI de três camadas façam a transição para uma infraestrutura hiperconvergente até 2020.

O que é a Hiperconvergência?

Também conhecida como HCI, pelo nome em inglês “Hyper-converged Infrastructure”, a Hiperconvergência é basicamente uma estrutura que combina armazenamento (storage), processamento, rede e virtualização em um único sistema integrado.

Basicamente, ela é capaz de virtualizar todos os elementos do sistema de um Data Center tradicional. Nesse, a parte de storage (responsável pelo armazenamento), está fora da “caixa” dos servidores. Numa estrutura convergente, o storage está dentro do servidor, só que de maneira virtual.

“Para ficar mais claro, criaram um sistema em que você retira os storages externos e coloca dentro dos servidores. E fizeram com que cada servidor com o storage dentro fosse um nó de um sistema maior, totalmente integrado. Daí a Hiperconvergência”, explica Leonardo Becker, Gerente Comercial da Teltec Solutions.

O software é o que torna possível a existência de uma estrutura hiperconvergente. Com a computação e a rede virtualizadas e o armazenamento definido pelo software, vários nós podem ser agrupados sem que haja dificuldades de provisionamento.

O que pode ir para a Hiperconvergência?

Como a consultoria Gartner anunciou em sua análise sobre a Hiperconvergência, é importante a lição de que estas infraestruturas são parte de uma estratégia, não a estratégia inteira de uma infraestrutura coerente de TI: “Os líderes devem observar as soluções de Hiperconvergência como uma ferramenta dentro de uma caixa de ferramentas, não como a panaceia para todos os problemas de infraestruturas de TI”.

Levando este precioso conselho em consideração, que elementos podem ser levados para uma HCI?

Uma infraestrutura hiperconvergente virtualiza praticamente tudo o que há em um Data Center tradicional.

Uma pesquisa da consultoria Forrester demonstra que banco de dados, serviços de colaboração, aplicações Web, Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP), áreas de trabalho virtuais e serviços de arquivo e impressão são os mais executados em sistemas que estão hiperconvergidos.

Benefícios da Hiperconvergência

Um dos maiores impactos é o fator gerenciamento. A camada de software é o que vai fazer com que o gerenciamento único dos appliances seja possível. Como os storages, servidores e switches de rede são projetados para que possam gerenciados como um sistema único, o resultado é flexibilidade e simplicidade.

Também a escalabilidade entra como um dos impactos benéficos esperados da Hiperconvergência. Empresas e organizações podem começar com poucos recursos e, conforme a necessidade, aumentarem a quantidade de nós do cluster, que é quando uma quantidade x de recursos computacionais é compreendida como uma coisa única.

Alguns fabricantes já permitem o compartilhamento entre a Infraestrutura Hiperconvergente com a nuvem pública, por exemplo, o que facilita ainda mais o gerenciamento e reduz os custos de manutenção.

Com uma rápida implementação, com provisionamento de nós facilitado e com a camada de software que gerencia tudo, é possível pensar em distribuição de cargas de trabalho para cada nó de maneira inteligente, de maneira que o sistema não seja sobrecarregado.

Outra vantagem é a segurança dos dados. Na solução de HCI, os dados são salvos pelo menos duas vezes dentro do cluster. Não só isso: é muito mais fácil prover backup, disaster recovery e até replicação para ambientes de cloud.

Becker complementa: “Muitas pessoas acham que o sistema legado não fará parte da hiperconvergência, mas isso não procede. É possível incluir até os storages já existentes como parte da infraestrutura hiperconvergente”.

Gostou do assunto e quer saber mais sobre a Hiperconvergência dentro do seu ambiente? Entre em contato com a Teltec Solutions e converse com um de nossos especialistas!



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!