por admin

18 mar 2021

Relembre os 30 anos de Teltec Solutions: só faz história quem ousa transformar

No dia 18 de março de 1991, nascia a Teltec Solutions. Apesar de ainda não sermos nem Teltec, ser a solução era o que já nos movia lá no começo. A Teltec nasceu de uma necessidade de transformar, de plantar soluções, a partir do que cada época trazia de necessidades.

Santec, o começo em Telecomunicações

No começo, fomos a Santec, fundada por Glauco Brites Ramos e dois sócios jurídicos. Trazida pela vontade de fazer o desenvolvimento acontecer em Santa Catarina nos anos 90, a Santec começou em Florianópolis, em um depósito de móveis de um dos sócios. Com apenas com dois funcionários: o fundador e uma secretária, que organizava as reuniões de negócios e demais compromissos, em uma época em que não havia ainda internet, e-mails, dentre outros facilitadores.

Foto da primeira Teltec, quando ainda se chamava Santec.

Sede da então Santec, em Florianópolis, no início dos anos 90.

À época, em que tecnologias de infraestrutura de redes ainda engatinhavam ao redor do mundo, a maior necessidade era a instalação de telefonia para a população, principalmente nos interiores mais isolados. A Teltec, então Santec, participou da implementação da telefonia para 110 municípios de Santa Catarina.

Com a privatização do setor de telefonias em 1998, a empresa, que chegou a ter 180 funcionários, precisou se reinventar pela primeira vez. Com o hiato e a incerteza do momento, foi necessária uma reorganização que durou cerca de três anos em que a então Santec não parou de funcionar, mas apenas deu continuidade a contratos estabelecidos antes da privatização. Os dois primeiros sócios saíram e a missão da transformação interna passou a ser a maior motivação para continuar.

Teltec Telemática, as primeiras tentativas

Após o período de três anos em que a empresa precisou para se reorganizar, em 2001, a chegada dos estagiários Diego Ramos, Rafael Araújo e Daniel Heller inaugurou uma nova tentativa de se estabelecer no mercado, agora focando já em tecnologias que ainda estavam se disseminando no começo dos anos 2000.

Mesmo formados em Engenharia Elétrica, Diego e Daniel passaram por um estágio na Cisco Systems, no Rio de Janeiro. Durante o período em que estiveram lá, aprenderam sobre infraestruturas de redes, conectividade e serviços especializados. Ao final de cinco meses, tiraram suas primeiras certificações Cisco, bastante valiosas para quem vinha de uma formação diferente do que era usual para a área.

No entanto, o mercado ainda via estas soluções com bastante desconfiança e a já Teltec Telemática teve dificuldades em se fincar como uma empresa que oferecesse soluções do tipo para os clientes.

O primeiro projeto foi o de dois websites, algo diferente do planejado, mas necessário para a manutenção dos serviços da empresa: um no Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC) e o outro para a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (FEHOSC).

Teltec Networks, redes como o core

Em mais uma mudança de nome, a Teltec passou a ter o “sobrenome” Networks, por entender que redes inteligentes e infraestruturas desse segmento seriam a bola da vez para as necessidades dos clientes. Vários projetos em prefeituras de Santa Catarina que desejavam se modernizar vieram a reboque. Ainda que não estivessem totalmente alinhadas aos projetos que a Teltec gostaria de participar, foram estes projetos que mantiveram a empresa em um período de bastante expectativa para fazer o negócio dar certo.

Teltec Networks, “sobrenome” que sucedeu o atual.

A virada da empresa veio, no entanto, com o primeiro projeto de grande importância: a participação em um pregão das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). Com a confiança adquirida pelo sucesso na implementação, mesmo com os riscos de assumir um projeto acima de tudo o que havia sido feito até ali, outros projetos vieram e a Teltec começou a galgar o seu espaço no mercado de tecnologia de Santa Catarina.

Em 2007, a empresa experimentou uma guinada. O foco em atender grandes órgãos públicos que precisavam passar por modernização, especialmente nas verticais de Educação e Justiça, trouxeram o crescimento para colocar a Teltec no mapa brasileiro. A partir daí, a Teltec passou a ter mais força no restante do Brasil, passando a atender e implementar projetos de grande expressão em várias regiões do país.

Teltec Solutions, soluções que geram impacto

Foto da atual Teltec Solutions

Fachada da atual Teltec Solutions.

Em 2013, no entanto, a Teltec Networks entendeu que precisava ser mais, bem mais: não poderia pensar só em redes e as soluções próximas, precisaria ser também as mais variadas soluções para o que os seus clientes precisassem.

A última virada veio quando a Teltec passou também a ser direcionada para serviços recorrentes, em detrimento de projetos. Com um maior número de soluções em seu portfólio e com uma equipe extremamente capacitada, a empresa já acumula mais de 800 clientes ao longo dos seus 30 anos.

Com o crescimento e com a proposta de ser o que o cliente precisa, o compromisso em ser excelente no que faz ficou ainda mais forte perante clientes, parceiros e sociedade. Em 2014, Daniel mudou-se para Brasília para fincar oportunidades, atendendo grandes clientes públicos e privados que estão na capital brasileira. Quem está à frente da unidade atualmente é o diretor Alexandre Moraes, que veio da Cisco.

A unidade de São Paulo também veio três anos depois, com a visão da necessidade de estar presente fisicamente na maior cidade do Brasil, com a proposta de estar perto de clientes expressivos do setor privado. Nascia assim a Unidade Corporate, que atende grandes clientes não apenas de São Paulo, como do Brasil inteiro, comandada por César Schmitzhaus.

Parcerias, reconhecimentos e inovação

O nosso nível de parcerias com os nossos principais players também aumentou durante a década. Alcançamos em 2014, pela primeira vez, o maior nível de parceria com um dos nossos players, o Gold da Cisco. Em 2016, veio o Advanced da AWS. Em 2018, alcançamos o Gold com a Microsoft. Hoje, somos Licensing Solution Provider (LSP) da Microsoft, o que nos dá a aptidão para prestar qualquer serviço Microsoft para qualquer empresa, de qualquer tamanho.

Entramos também para o LinkLab, da ACATE, visando à aproximação com o ecossistema de inovação e o mundo das Start-Ups. Fomos reconhecidos como o Great Place To Work (GPTW) e, em 2020, fomos consideradas a melhor empresa para se trabalhar em Santa Catarina em todas as categorias. Estes e vários outros reconhecimentos vieram do esforço e do trabalho que a Teltec desenvolve ao longo destes 30 anos de muita tecnologia, trabalho e visão de futuro.

Categorias