por admin

30 out 2018

Skype for Business para Microsoft Teams: benefícios da nova ferramenta e como fazer a transição

A Microsoft anunciou em março de 2017 que o Skype For Business será substituído pelo Microsoft Teams, plataforma de comunicação corporativa que tem como objetivo trazer mais colaboração e produtividade às empresas e é a nova visão de comunicação inteligente da companhia.

A empresa iniciou a integração e a migração, mas isto não quer dizer que você terá que fazer isto imediatamente: a companhia incentiva que a migração seja feita de forma gradativa, através da iniciativa Journey to Teams.

Prestes a completar dois anos de lançamento, o Microsoft Teams foi anunciado como um espaço de trabalho baseado em bate-papo do Office 365, já naturalmente integrado aos aplicativos do Office e baseado na nuvem desde o início, ficando disponível de maneira geral apenas no primeiro trimestre de 2017.

Por que adotar o Microsoft Teams?

Para um novo paradigma: o da comunicação inteligente em nuvem. O Microsoft Teams entra como um novo aplicativo front-end, com recursos modernos da Microsoft.

Além da telefonia e das videoconferências, ele também integra OneNote, OneDrive, Word, chat, telefonia, também oferecendo a possibilidade da área de trabalho compartilhada, reuniões, planejador e SharePoint. Os recursos de Enterprise Voice também são levados para o Microsoft Teams, que possui a mesma arquitetura HTML5 em todos os dispositivos.

Para a Microsoft, investir em novas funcionalidades para o Microsoft Teams é a ação alinhada à nova visão para a comunicação inteligente da empresa.

Benefícios do Microsoft Teams

Interface do Microsoft Teams para mobile e Desktop.

Com total integração ao Office 365, o Microsoft Teams é um hub de integração através de bate-papos. Oferece escalabilidade, já que suas informações estão baseadas na Azure AD, cobrindo todos – usuários internos e convidados – no mesmo gerenciamento de segurança do Office 365.

Com ele, é possível criar grupos do Office 365, com sites do SharePoint Online, caixas de correio de grupo. Grupos existentes do Office 365 podem integrar-se ao Teams sem problemas. A ferramenta também tem por objetivo deixar o ambiente mais informal, focando no rendimento e na criatividade dos usuários.

É importante destacar que não existem planos de remoção das assinaturas do Skype for Business do Office 365. Companhias e organizações que ainda utilizarem a ferramenta contam com o comprometimento do servidor da Microsoft para as necessidades locais e híbridas. No entanto, a versão do servidor Standard Edition, o Chat persistente e o papel do Diretor da ferramenta serão descontinuados.

Passos para migração

O que as empresas que utilizam o Skype for Business se perguntam é: quais são os passos para a migração? A Microsoft delimitou quatro passos básicos para que as equipes se adaptem ao Microsoft Teams, de maneira gradual e planejada. São eles:

  • Planeje a sua jornada com o Teams

Envolva as pessoas interessadas no sucesso do projeto, desde o planejamento à execução, da sua companhia. Certifique-se que sua equipe está formada de indivíduos que tenham poder de decisão, equipes de TI, administração, dentre outros.

  • Comece a utilizar a ferramenta 

Descubra o que a ferramenta tem de potencialidades, funcionalidades. Coloque no seu ambiente de maneira clara para os usuários, para que explorem os impactos benéficos que o Microsoft Teams para o trabalho colaborativo e em cloud.

  • Utilize o Microsoft Teams concomitantemente ao Skype for Business

Eliminar o uso da ferramenta por completo, pode gerar transtornos e descontentamento entre os usuários. O ideal é que se use as duas plataformas, com foco no Teams, até que ele passe a suprir todas as suas necessidades corporativas de colaboração.

  • Faça o Upgrade para o Teams

 Agora que a sua equipe está preparada e entende todos os benefícios da ferramenta, é hora de realizar o Upgrade e incorporar totalmente ao seu ambiente.

Ainda está em dúvida? Fale conosco. A Teltec Solutions pode te ajudar na migração e incorporação da ferramenta. Seja nosso parceiro DPOR, serviço de suporte gratuito da Microsoft para clientes corporativos, e conte com os nossos serviços especializados.

Categorias



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!