por admin

10 jun 2020

Solução de gerenciamento de crise: o próximo passo a ser dado na sua empresa

Toda crise precisa de uma resposta. A crise imposta pela chegada do coronavírus e pela doença causada por ele, a Covid-19, não foi diferente. E muitas respostas foram, de fato, formuladas: dos governos ao redor do mundo, para que vidas fossem salvas. Das entidades de saúde, em busca de equipamentos. Da comunidade científica ao redor do globo, em busca da cura ou da vacina.

Porém, não foram cobradas respostas apenas destes três exemplos que citei: no âmbito corporativo, empresas e instituições foram pegas de surpresa com a necessidade imediata de que seus colaboradores estivessem em Home Office, cumprindo o distanciamento social. Nós, da Teltec, também precisávamos dar respostas aos nossos Solutions, às suas famílias, aos nossos clientes e à sociedade.

Fase um: todos em Home Office

Fomos privilegiados neste processo. Sem dúvidas, nosso próprio portfólio, repleto de soluções de colaboração e segurança, que já utilizávamos internamente há vários anos e bem antes da pandemia, foi completamente essencial para que pudéssemos agir rápido, sem que essa “virada” tivesse um forte impacto nas nossas operações.

Conseguimos levar todos os nossos colaboradores para Home Office com segurança imediatamente, assim que a urgência pediu. A adaptação foi um desafio para todos nós, acostumados com o contato com os colegas de equipe, com os clientes, com a rotina do dia a dia.

Várias ações foram tomadas para que os nossos Solutions estivessem bem durante o período inicial do confinamento e se estendem até o momento, em que vamos nos adaptando à nova rotina. Procuramos oferecer todo o suporte necessário, preservando o contato entre as pessoas e tornando essa experiência a mais positiva possível.

Fase dois: respostas aos clientes em seus desafios

Mas as nossas respostas não pararam por aí: colaboramos diretamente, com a ajuda de nossos parceiros de soluções, para que nossos clientes fortalecessem e ofertassem infraestruturas mínimas para que seus próprios colaboradores também estivessem seguros. Isso quer dizer muita coisa, quando se olha para o tamanho dos nossos clientes.

Sentimos muito orgulho do trabalho feito, ainda mais sabendo que vários dos nossos clientes confiaram na Teltec. Sabemos que assim, estamos contribuindo indiretamente para contenção da doença em vários estados do Brasil.

Em um dos casos, um cliente fechou conosco um projeto de Cloud Computing na segunda. Na terça, estávamos implementando. Na quarta-feira, a operação do cliente já pôde continuar sem problemas.

Conseguimos até mesmo contribuir com governos estaduais, implementando soluções de videoconferência, dando suporte tecnológico para que pudessem articular as medidas tomadas. Tudo com a segurança digital e usabilidade facilitada.

Todos estes esforços trouxeram resultados que, mesmo depois de três meses, ainda reverberam. Entendemos que estas fases iniciais já passaram, mas não podemos baixar a guarda.

Fase três: como imaginar um possível retorno?

Em alguns lugares do Brasil, algumas atividades econômicas já foram autorizadas a funcionarem presencialmente. Nós continuamos preferindo o Home Office, sempre consultando as orientações de saúde das autoridades competentes para embasar nossas decisões.

Mas como imaginar um retorno seguro? O que fazer para garantir isso?

Instituímos um comitê de gerenciamento de crise, mas ainda sentíamos falta de uma ajudinha da tecnologia para tornar esse processo mais efetivo.

A Microsoft criou um template que tem o propósito de facilitar esse processo para empresas e instituições que já se utilizam de seus produtos de produtividade e nuvem, chamado “Solução de Gerenciamento de Crise”. Conheça mais sobre ela:

Solução de gerenciamento de crise

A solução pensada pela Microsoft é bem simples e não depende de muitos recursos. Basicamente, a proposta é trabalhar com o que já se tem. Nós sabemos que muitas empresas são grandes o bastante para que colaboradores não tenham acesso facilitado a quem realmente pode ajudá-los a solucionar certos problemas.

Com o PowerPlatform, o SharePoint, o Microsoft Teams, Power BI e toda a estratégia de Modern Workplace, é possível concentrar todas as informações e o registro de chamados para o comitê instituído. Além disso, é possível também concentrar notícias sobre os últimos acontecimentos, dar informações rápidas sobre as ações da sua companhia e até mesmo facilitar contatos de emergências. Tudo com a usabilidade do usuário em primeiro lugar.

Exemplo do dashboard para Smartphones da solução de gerenciamento de crise da Microsoft.

Apesar de nossas unidades estarem em Florianópolis, São Paulo e Brasília, temos pessoas em vários cantos do Brasil: Fortaleza, Curitiba, Rio Grande do Sul, Goiânia, Rio de Janeiro. Todos os nossos colaboradores podem fazer o informativo de suas situações – por exemplo: trabalhando de casa ou do escritório –, para que o comitê tenha ciência de como nossos Solutions estão.

Cuidar de pessoas deve ser a nossa maior preocupação. E se a tecnologia pode nos ajudar, vamos fazer uso dela!

Podemos ajudar a sua empresa ou organização a implementar esta plataforma. Converse conosco, que nós te ajudaremos nesta missão!

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César Schmitzhaus é Diretor de Inovação da Teltec Solutions.



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