por admin

13 Maio 2020

Teltec Solutions é vencedora do Brazil Innovation Challenge da Cisco (BIC)

Toda vitória começa com um desafio. E a Cisco lançou aos seus parceiros brasileiros o desafio do desenvolvimento de soluções que fizessem a diferença para os seus clientes e para a sociedade. A Teltec Solutions aceitou fazer parte.

No começo do ano, a Cisco lançou o programa Brazil Innovation Challenge for Partners (BIC), com foco em três verticais: Varejo, Indústria e Saúde. Dividido em quatro premiações, o programa incentivou a busca de soluções que resolvessem problemas reais enfrentados por esses três seguimentos, estimulando a programabilidade, com recursos da plataforma DevNet, da própria Cisco.

A solução desenvolvida pela Teltec Solutions, Store Automation Management (SAM), ganhou o prêmio de melhor projeto na categoria Varejo, mas não só isso: o projeto mostrou-se o melhor entre todos os concorrentes, levando o prêmio de melhor projeto também entre as demais categorias.

“Este prêmio representa a conexão de vários pontos de nossa estratégia de transformação, que está super alinhada com os nossos parceiros de tecnologia. Estamos falando de inovação e programabilidade, entregando soluções super customizadas e focadas nos problemas dos clientes. No caso do SAM, temos uma solução única e bem completa para a vertical de Varejo”, destaca Diego Brites, Diretor Geral da Teltec Solutions.

Inovação e parcerias

Dentre os critérios avaliados, foram considerados: o alinhamento da solução ao desafio proposto; o estágio do desenvolvimento do projeto; o nível de inovação e o diferencial competitivo da tecnologia apresentada.

Desenvolvido no NexusLab, laboratório de inovação da Teltec que integra o LinkLab, programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o projeto contou com a participação de especialistas do setor, que colaboraram com as dores e problemas reais da vertical, além da colaboração da Wifeed e Smetro, duas startups conectadas à Teltec Solutions através do NexusLab.

A solução SAM oferece ao varejista diversas possibilidades de automatizar a operação de loja, gerando mais inteligência de dados. É possível ainda monitorar em tempo real a quantidade de pessoas próximas a um caixa, por exemplo, e automatizar uma ação na frente da loja. Isso acontece por conta da integração com sensores, gerando maior eficiência operacional.

Desenvolvida totalmente em ambiente Cloud, o SAM utiliza tecnologias Cisco, com a possibilidade de integração a outros sistemas, tais como sensores de ambiente e plataformas de marketing.

Inteligência de mercado e novas oportunidades

Devido ao momento atual, a solução permite monitorar também o fluxo de pessoas aglomeradas em determinado local de uma loja com grande espaço físico, dando a possibilidade de intervenções para que a segurança de clientes e colaboradores esteja garantida.

Durante a apresentação do projeto à banca julgadora, um dos pontos altos do projeto foi a adaptabilidade. Com o uso de analíticos de vídeo, foi desenvolvida uma funcionalidade de contagem de pessoas que alertava para o caso de ocupação da loja acima de 50%, uma das medidas adotadas como condicionantes para a reabertura do comércio em alguns estados, como Santa Catarina, onde fica a matriz da Teltec.

Dashboards dinâmicos possibilitam melhor visibilidade da saúde da operação na loja, dando visibilidade dos status dos dispositivos corporativos, além da temperatura do ambiente e chamados para o suporte.

“Sem ser muito técnico, cabe destacar que a solução é Serverless, permitindo um deployment rápido, sem uso de servidores. Além disso, é altamente escalável dada a elasticidade dos serviços utilizados, afora a segurança das informações envolvidas”, explica Murilo Schulz, Gerente de Serviços da Teltec Solutions, líder da equipe que desenvolveu o SAM.

Com a solução, é possível ainda entender o comportamento do cliente, direcionando campanhas de marketing automatizadas e assertivas. É possível também conectar ao SAM um assistente de voz capaz de interagir com a rede, além do uso de Machine Learning e Inteligência Artificial, adicionando mais valor ao negócio.

Vertical de Varejo da Teltec

A solução é parte de uma estratégia maior, dentro da vertical de Varejo da Teltec, buscando trazer uma visão holística do setor, baseada em três pilares importantes:

  1. Conhecer o cliente;
  2. Desbloquear o poder dos dados;
  3. Empoderar cada colaborador.

De acordo com Lúcio Leite, Diretor de Transformação digital e Líder para os negócios de Varejo, uma mudança real do setor está em vias de acontecer, frente aos fatos recentes, e precisa ser acelerada por ferramentas que atendam as novas demandas:

“É preciso repensar o setor e potencializar o uso da tecnologia como ferramenta de negócios, para se alcançar mais. Estamos super felizes com o prêmio e o reconhecimento pela Cisco é fruto de um alto investimento, comprometimentos dos envolvidos e de uma sólida estratégia que implementamos ao longo de 2019”, comemora Lúcio Leite.

Quer conhecer mais sobre a nossa vertical de Varejo? Entre no nosso Hotsite e entre em contato conosco!



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!