por mktadmin

02 set 2016

[Vídeo] O que é e como funciona a contratação de TI como serviço

O conceito de Tudo como Serviço (X as a Service) tem ganhado cada vez mais força no mercado. Primeiro, foi a onda de Softwares as a Service (SaaS), no qual dispensamos o download de programas e aquisição de licenças para começarmos a adquiri-los sob demanda através de assinaturas. É o caso da Netflix, Spotify, Office 365, Kindle Unlimited entre milhares de outros programas. Mas já pensou em fazer isso também com a sua TI?

Essa premissa de TI como Serviço já existe e se baseia na possibilidade de adquirir soluções de tecnologia da informação (como data centers, firewalls, wi-fi) sem a necessidade de compra de um equipamento. Desta forma, paga-se mensalmente por um serviço que engloba a própria infraestrutura necessária ou uma solução, a sua implantação e manutenção ao longo do contrato.

Entenda melhor no vídeo do especialista da Teltec Solutions, Leonardo Becker:

O que pode ser enquadrado em TI como serviço?

O tipo mais famoso de TI como serviço é a contratação de “Infraestrutura como Serviço” (IaaS), ou seja, terceirizar a infraestrutura de TI necessária para a sua empresa. Esse modelo cresceu exponencialmente com a popularização dos ambientes em nuvem, que permitiram alternativas às infraestruturas físicas de data center. Também é possível fazer a contratação de hardwares, servidores e outros componentes de rede no modelo de “como Serviço”.

Na área de segurança de TI, os Firewalls como Serviço estão ganhando espaço. O modelo também chamado de FWaaS oferece uma solução gerenciável remotamente que pode ser associada a data centers, cloud e equipamentos móveis e trabalha com a gerência de aplicativos, detecção e controle de ameaças, filtragem de URLs entre outros.

Outro tipo bastante comum de TI como Serviço é Wi-fi como Serviço. A grande diferença para o modelo tradicional é que você pode optar por ser cobrado de acordo com a cobertura necessária ou o número de usuários que utilizarão o serviço e não pelo número de pontos espalhados pela sua empresa.

Principais vantagens do modelo de TI como serviço

1 –  Escalabilidade da solução

Em TI como Serviço, a escalabilidade das soluções é facilitada. Isso acontece porque não é necessário a compra de nenhum equipamento novo para garantir a supressão de uma demanda pontual (caso de Black Friday para e-commerces) ou até de uma demanda crescente e persistente (como o aumento do número de clientes utilizando o serviço ou de dados que necessitam ser armazenados).

As soluções são projetadas para provisionar essa expansão de forma rápida e com um custo reduzido para o cliente.

2 – Tecnologias atualizadas

Assim como acontece com Softwares como Serviço, várias soluções de TI como Serviço são atualizadas automaticamente para estarem de acordo as novas demandas do mercado. Por exemplo, FWaaS serão incrementados para abranger novas ameaças padrão ou necessidades de criptografia.

3 – Equipe técnica especializada

Na contratação de uma solução em um modelo mensal, adquire-se um atendimento técnico especializado por um período maior do que seria o padrão de uma empresa. Na Teltec Solutions, por exemplo, os serviços de TI têm monitoramento e manutenção 24 horas por dia, 7 dias por semana.

4 – Redução de custos

No momento de ponderar se é financeiramente interessante a troca do modelo de aquisição por um modelo de serviço, é fundamental avaliar todos os custos diretos e indiretos de manter a infraestrutura/solução rodando na empresa.

Além disso, pode-se analisar a diferença de tributação de cada um dos modelos. Contratação de serviços geralmente têm percentuais de incisão de imposto menores do que a aquisição de bens.

5 – Desoneração da área para enfoque no core da empresa

Talvez o maior ganho com a contratação de um modelo de TI como serviço é a desoneração da sua área interna de Tecnologia da Informação para desenvolver atividades mais voltadas para o core business do seu negócio. Ao passo que eles terão menos demanda de manutenção e acompanhamento da solução, eles poderão focar em outros projetos, inovar e trazer mais valor para seus clientes e para o seu produto/serviço final.

Se você ainda tem dúvidas de essa mudança de modelo pode transformar o seu negócio, confira algumas cases de sucesso na área de educação, serviços de segurança para residências e prédios e projetos de engenharia.

Categorias



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!