por admin

08 fev 2017

TIC no Ensino Médio. Capacitação docente na Escola Estadual Julius Karsten

A Escola Estadual Julius Karsten pode ser considerada uma grande referência para outras escolas no Brasil.

Com mais de 70 anos de história na cidade de Jaraguá do Sul em Santa Catarina, a escola possui uma cultura de comunidade e proximidade com a comunidade local.

Julius Karsten

Escola Estadual Julius Karsten em Jaraguá do Sul

Mesmo com um planejamento de adoção de tecnologias educacionais, o maior desafio da escola era aplicar de maneira simples e rápida o repertório de ferramentas do pacote Google Apps for Education.

CAPACITAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO

Para atender a esse propósito, o TISA Educação 3.0 foi aplicado por um ciclo de 5 cursos online e uma oficina presencial. Em um curto período de tempo, os professores aplicaram o planejamento de aulas com o uso de Vídeos (Youtube), Buscas online (Google Scholar) e Repositórios Educacionais Abertos (Portal do Professor).

Para a coordenação e professores da instituição a capacitação foi um sucesso. As palavras da diretora Margarete Luzzani resumem os resultados alcançados:

“Hoje tivemos a honra de ter presente o Professor Vilson do TISA, ministrando o curso TISA Educação 3.0. Agradeço aos Professores presentes! Com certeza tivemos um sábado muito proveitoso. Um planejamento eficaz com o uso das novas tecnologias. Este curso veio na hora certa para alimentarmos com inovações essa reta final do cansativo ano de 2016. Agradecemos também a presença da Tais, da GERED. Como sempre, nossa parceria”.

Com os cursos online e a oficina presencial, os professores puderam aplicar Google Apps na Educação, em disciplinas como Letras Inglês associados à Matemática e Física (Linguagens), por exemplo. Além dos docentes, os técnicos de educação também foram atendidos na capacitação.

Como resultados, a aplicação prática do curso superou as dificuldades de uso dos Aplicativos Google na Educação. Com o projeto em grupo, os professores criaram uma sinergia na aprendizagem por pares. Eles passaram a construir planos de ensino interdisciplinares, focados no ENEM.

Este é o resultado que se alcança quando há uma boa gestão associada à uma metodologia que empodera o professor para um processo mais ativo de ensino e aprendizagem.



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!