por admin

30 jul 2019

WAN Híbrida: uma solução para reduzir custos em filiais

No meio corporativo é importante encontrar formas que proporcionem a redução de custos em filiais. A internet, neste contexto, possibilita um fluxo enorme de informações diariamente.

Sendo assim, a utilização de uma Wan híbrida consiste em uma solução barata e rápida para as empresas. Mas afinal, o que é uma Wan híbrida?

Quando uma filial de uma empresa conta com mais de um tipo de link de conexão com a empresa, essa empresa está utilizando um tipo de Wan Híbrida, mesmo que não se dê conta. Muitas empresas já possuem uma infraestrutura capaz de receber uma Wan Híbrida.

Nesse caso, ela normalmente possui um link MPLS principal e um link secundário de Internet VPN. Esse link secundário é especialmente importante se, porventura, acontecer algum erro na MPLS.

Avaliação de riscos

No entanto, antes de dar início ao uso da WAN híbrida, a organização necessita avaliar com calma quais são as aplicações que denotam mais risco à sua rede corporativa.

O segmento do varejo é um perfeito exemplo de como esse recurso pode ser utilizado para melhorar a comunicação entre as filiais e facilitar o atendimento ao público, bem como manter o empreendedor atualizado com as mais recentes ofertas tecnológicas.

A rapidez do atendimento ao público é uma das vantagens da utilização de uma WAN  Híbrida.

No caso do varejo, uma das vantagens é a obtenção de maior eficiência na largura de banda. Desse modo, seja uma videoconferência ou treinamento online, qualquer atividade se torna mais otimizada e eficiente.

Além disso, diante de uma solução de rede centralizada e virtual, quem atua no segmento do varejo terá condições de diminuir os gastos relacionados com a compra e a instalação de hardware adicional para ter suporte a aplicações e recursos.

Os benefícios que uma WAN híbrida traz para uma empresa

WAN é uma abreviação em inglês para o termo Wide Area Networks. O termo se refere a uma rede de computadores com considerável abrangência, podendo fazer parte de uma cidade, estado, país ou até mesmo de uma rede intercontinental, ligada por meios de comunicação. É bastante comum o uso de roteadores para a realização dessas conexões.

O que acontece é que este modelo de Wan convencional já está tornando-se obsoleto, já que ele não foi concebido para suportar as atuais exigências de gestão de redes como, por exemplo, o controle de tráfego e aplicações. Quando a WAN é definida por Software (SD-Wan), a distribuição dos links se torna mais fácil.

A solução utilizando SD-WAN está apta a otimizar completamente o gerenciamento de redes de uma empresa, permitindo vantagens com uma administração mais centralizada, ampla visibilidade dos dados e mais capacidade de automação.

Tudo isso gera redução de custos e ainda tornam as ações de TI mais eficientes. Além disso, entre os principais atributos de uma solução de SD-WAN estão incluídos o suporte a diferentes conexões como, por exemplo, Rede MPLS, link dedicado, internet, link ADSL e 4G.

A seguir, veremos outros benefícios da utilização de uma WAN Híbrida:

  • Mais capacidade de desempenho e melhor produtividade

A WAN híbrida permite que o tráfego seja enviado de maneira automática e dinâmica, sempre com base nas condições de segurança, nas exigências da qualidade de serviços e no custo dos circuitos.

As políticas de roteamento para o funcionamento são estipuladas pelo administrador da rede.

Ao adotar essa tecnologia, há a possibilidade de otimizar os processos internos relacionados ao gerenciamento de dados e à administração das redes corporativas, tornando mais eficiente o desempenho das aplicações e a produção da equipe.

  • Redução de gastos com suporte técnico

Ao adquirir uma SD-WAN, a necessidade do suporte técnico sofre uma redução drástica, pois isso ocorre devido a maior capacidade de processamento, armazenamento e transmissão das redes WAN determinadas por software em relação ao volume de dados.

Além disso, em uma época em que as soluções cloud são presentes no cotidiano das empresas, a estrutura em nuvem também facilita na otimização na logística de manutenção.

Desse modo, todo o procedimento pode ser realizado online, de maneira remota. E tudo isso proporcionado pelos recursos oferecidos pela nuvem.

  • Aproveitamento máximo de todas as conexões de rede disponíveis

A solução de WAN híbrida permite balancear de maneira automática a carga de trabalho, ao mesmo tempo em que gerencia o congestionamento da rede WAN para adquirir um desempenho mais eficiente e a redução de custo do roteamento.

Esse máximo aproveitamento funciona quando o envio do tráfego VoIP (voice-over-IP) não é apontado para um serviço VPN MPLS e quando a conexão MPLS estiver congestionada.

Desse modo, a SD-WAN terá a possibilidade de rotear aquele tráfego para uma internet de banda larga ou para um circuito sem fio 4G LTE.

Isso vai permitir um aproveitamento superior dos recursos que estão à disposição, bem como assegurar mais desempenho na entrega dos pacotes de dados.

  • A utilização de links de banda larga mais acessíveis

O uso de uma WAN Híbrida também é uma boa maneira para mensurar o desempenho dos links WAN em tempo real. Além disso, ela tem a capacidade de se adequar diante das deficiências que a rede, em alguma eventualidade, possa demonstrar.

  • Melhor retorno sobre o investimento

A alternativa SD-WAN traz boa relação entre o custo e benefício. Isso ocorre porque ela reforça a confiabilidade dos serviços Wan, da internet e da conexão móvel, sempre destacando a diminuição dos gastos da empresa.

A adoção desse tipo de tecnologia possibilita a solução de uma série de falhas no gerenciamento de um negócio. De uma forma geral, administrar uma WAN representa um dos pontos mais custosos economicamente na gestão de uma corporação.

No entanto, a WAN híbrida torna a gestão mais fácil graças aos seus recursos de dispositivos de rede, visto que é possível programá-los e possibilitar que eles sejam alterados remotamente e adaptados de acordo com as necessidades do ambiente.

Contudo, é relevante salientar também que a tecnologia de SD-WAN tem condições de ser usada em empresas dos mais variados segmentos. Não é difícil adaptá-la para atender os procedimentos internos e principais necessidades do negócio.

Em se tratando de reduzir custos em filiais, a utilização de tecnologias viáveis para isso se torna um procedimento tão importante que muitas vezes até faz parte do planejamento estratégico da empresa.

Nesse caso, a WAN híbrida é uma solução avançada para a estrutura de uma corporação, pois consegue aliar segurança avançada e eficiência.

Portanto, para uma empresa sempre se manter atualizada com o que há de melhor em termos de tecnologia, a utilização de uma SD-WAN é uma importante solução.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre Wan Híbrida e SD-WAN? Entre em contato com a Teltec e fale com um de nossos especialistas!



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!