por kentmodes

26 set 2019

Wi-Fi corporativa para visitantes: quais os benefícios de uma rede guest para o seu negócio

Redes corporativas de Wi-Fi são mandatórias no mercado, principalmente para as empresas que já nasceram digitais. No entanto, ainda não são todas as empresas que entenderam o valor de se oferecer parte da Wi-Fi corporativa para visitantes que buscam valor no seu negócio. 

Com a popularização de tablets e smartphones, criou-se a expectativa de que todo espaço corporativo – seja uma empresa, loja de varejo, supermercado ou espaço de convivência , deva oferecer conexão com a internet. 

No entanto, o uso destes dispositivos aumenta a vulnerabilidade das informações, caso não haja um planejamento adequado. Portanto, o melhor motivo para se criar uma rede de Wi-Fi corporativa para convidados, sem dúvidas, é a segurança.

Wi-Fi corporativa para visitantes

Conheça quais os principais requisitos e os benefícios de se ter uma Wi-Fi corporativa para seus visitantes.

Então, quais requisitos você precisa buscar?  

O primeiro ponto a ser resolvido é a segregação lógica da rede de Wi-Fi corporativa. Isso quer dizer que é preciso separar o acesso do visitante ao restante da infraestrutura de rede. O importante é que a rede seja dividida em, pelo menos, duas: visitantes e a corporativa. 

A topologia de cada rede deve ser analisada para que se entenda o que pode ser feito logicamente ou fisicamente. Na prática, as redes apresentam elementos bastante parecidos. 

Outro ponto importante é o limite de banda para cada usuário. O visitante chega ao estabelecimento e se conecta à Wi-Fi por diversas motivações, mas não pode estar autorizado a fazer o que bem entender com a sua rede. 

É responsabilidade da empresa provedora da Wi-Fi, por exemplo, identificar quais os usuários e manter logs de registro por até um ano, conforme regulamenta o Marco Civil da InternetIsso serve para proteger sua empresa por qualquer eventual mau uso do visitante, como acesso a qualquer tipo de conteúdo ligado à pedofilia, para citar um dos exemplos. 

Outra recomendação é o bloqueio de tudo o que for consumir a sua banda: bloqueios de aplicativos Peer to peer (P2P), atualizações de sistemas operacionais e, obviamente, conteúdos pornográficos. No entanto, é importante que redes sociais e aplicativos de mensagens sigam liberadas para o visitante. Afinal, é uma das razões pelas quais ele se conecta. 

De que maneira é possível oferecer Wi-Fi corporativa para visitantes? 

Existem algumas formas de se oferecer Wi-Fi corporativa para quem chega ao seu negócio, seja um PdV ou um estabelecimento de médio porte. Atente-se para quais podem, além de deixá-lo em segurança, trazer retornos. Eis algumas delas: 

  • Usuário 802.1x 

Para a identificação na rede corporativa, usa-se o usuário de rede corporativa, que libera e identifica todos os acessos à rede. Esse acesso também pode ser autorizado por certificação digital. 

  • Portal para visitantes com patrocinador 

Para identificar o usuário visitante, é importante usar mecanismos mais dinâmicos, como a criação de logins temporários, cuja senha expira após um período de acesso. A senha pode ser enviada por e-mail ou SMS para o celular do visitante. 

Esse método garante a rastreabilidade, porque o login pode ser associado ao CPF ou ao RG. 

  • Wi-Fi ‘self service 

Por meio de um portal, o usuário só tem acesso à rede após preencher um formulário. Essas informações podem ser ou não validadas por um atendente que verifique a consistência dos dados. 

  • Autenticação via Redes Sociais 

Softwares de monitoramento permitem que, após autenticação via Rede Social, registre-se o nome da pessoa que conectou e seu histórico de navegação. É uma opção mais ágil, apesar de menos consistente, já que a conta da rede social pode ser cancelada a qualquer momento. 

Ser assertivo em relação ao seu público é possível através da Wi-Fi corporativa para seus visitantes.

A grande vantagem deste tipo de solução é que, com tecnologias próprias, é possível – com a autorização do visitante – o uso de dados para envio de campanhas de marketing segmentadas, além de cupons de descontos e muito mais. 

Gostou do texto e gostaria de saber mais sobre como oferecer uma Wi-Fi corporativa para seus visitantes com qualidade? Entre em contato com a Teltec Solutions e fale com um de nossos especialistas! 



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!