por admin

16 jul 2019

Wi-Fi 6: você já conhece o Wi-Fi da próxima geração?

Não é mais novidade para ninguém que vivemos em um mundo cada vez mais conectado. A presença maciça de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, bem como as Smart TVs, é um reflexo do quanto a internet se tornou onipresente em nosso cotidiano.

Por isso, nesse contexto de velocidade e circulação da informação, o Wi-Fi 6 aparece como uma novidade para tornar ainda mais possível essa conexão em nosso dia a dia, facilitando ainda mais a popularização do que as pessoas conhecem como IoT, ou Internet das Coisas.

A IoT, para se ter uma ideia, revoluciona a Indústria e a vida cotidiana, à medida que traz máquinas (as ‘coisas’) que, tradicionalmente, não teriam qualquer conexão com a internet ou pouco conseguiriam realizar qualquer tipo de comunicação, para a comunicação através da Internet.

O Gartner aponta que o uso de dispositivos IoT vai crescer para a impressionante marca de 26 bilhões de unidades até 2020, gerando uma receita para os fornecedores de produtos e serviços superior a 300 bilhões de dólares. Não é pouca coisa.

E um dos elementos mais importantes para facilitar a popularização da Internet das Coisas é o Wi-Fi 6, também conhecido como 802.11 ax, que supera o padrão Wi-Fi 802.11 ac, ainda que se baseie em seus pontos fortes.

O que é o Wi-Fi 6?

Para simplificar, é possível afirmar que o Wi-Fi 6 é o Wi-Fi da nova geração. Ele possui uma tecnologia que permite a conexão entre os aparelhos de maneira mais rápida e eficiente.

O 802.11ax possui uma capacidade de 14 gigabits por segundo e diante disso, ele tem condições de operar tanto nas frequências de 2,4 GHz quanto nas de 5 GHz. Além disso, a tecnologia está apta a dividir cada canal em centenas de subcanais com diferenças sutis na frequência, conferindo mais velocidade de transmissão e facilitando a conexão entre o roteador e mais dispositivos de maneira simultânea.

Com o Wi-Fi 6 em funcionamento, atualizações tanto para os dispositivos quanto para os roteadores deverão ser efetuadas, porém tudo será retrocompatível, ou seja, um telefone antigo poderá ainda se conectar a um roteador 802.11ax, bem como um smartphone com Wi-FI 6 também poderá ser conectado ao roteador antigo.

Além disso, algumas das características desse Wi-Fi da nova geração consistem em possuir um cronograma baseado em OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access). A característica é o que permite com que múltiplos clientes, com largura de banda variáveis, conectem no mesmo AP simultaneamente.

Contudo, ele apresenta uma sinalização mais robusta e bastante eficiente para proporcionar melhor atuação mediante uma Received Signal Strength Indication (RSSI) de menos intensidade.

Wi-Fi 6, o futuro da conexão.

As vantagens do Wi-Fi 6

Para facilitar a implementação da Internet das Coisas de maneira definitiva no nosso dia a dia, é preciso contar com uma tecnologia apropriada. Nesse caso, o Wi-Fi 6 conta com todas as capacidades para propiciar uma excelente interação.

A seguir, podemos perceber alguns dos evidentes benefícios que essa nova tecnologia vai trazer para a vida cotidiana dos usuários.

Mais velocidade

Não dá para falar em boa interatividade e internet sem falar em uma boa velocidade de conexão. Nesse caso, o Wi-Fi 6 tem condições de obter uma velocidade de até 9,6 Gbps.

Contudo, é interessante lembrar que a atual geração possui uma performance de velocidade de 3,5 Gbps. Vale salientar também que o Wi-Fi 6 pode atuar nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz.

Maior capacidade de conexão

O Wi-Fi 6 foi concebido com o intuito de administrar melhor várias conexões, tornando-se uma tecnologia ideal para lugares públicos, como, por exemplo, escritórios e ambientes coletivos.

Essa possibilidade de várias conexões ao mesmo tempo das redes Wi-Fi 6 tem o objetivo de permitir que as redes consigam lidar com até 8 dispositivos conectados. Tudo isso sem registro e perda de velocidade em nenhum deles.

Um exemplo disso na prática do dia a dia pode ser o fato de que, enquanto uma pessoa assiste a um conteúdo no Netflix, outro usuário pode utilizar o PS4 para jogar com outros gamers online. E tudo isso sem perder a qualidade.

Redução de energia

Apesar da ampla conexão fornecida, o Wi-Fi 6 foi concebido também para consumir o mínimo de energia.

Um exemplo prático disso pode ser quando o seu celular equipado com essa tecnologia se conecta a um roteador compatível. Nesse caso, o usuário vai perceber que o consumo de bateria decorrente do uso de internet será reduzido.

Essa redução de gasto de energia ocorre graças a um recurso conhecido como “Target Wake Time”. Esse recurso possibilita que os roteadores programem horários diferenciados para analisar os status dos dispositivos.

Por outro lado, é claro que no caso de um computador em uso, que está a todo instante conectado e emitindo sinal para o roteador, essa redução de gasto não será tão evidente.

No entanto, smartphones e outros dispositivos que ficam fora de uso por um determinado período de tempo, terão sim capacidade de gastar menos energia na rede Wi-Fi 6.

Mais segurança

A questão da segurança é outra característica relevante do 802.11ax. Uma prova disso é o fato de que para ele ser comercializado, os roteadores oferecem suporte à criptografia WPA3.

Ao fazer uso da criptografia WPA3, a possibilidade de alguém hackear esses roteadores diminui de forma drástica. Sendo assim, como a segurança deve ser palavra de ordem em se tratando de internet, o Wi-Fi da nova geração se mostra uma excelente alternativa.

A atuação do Wi-Fi 6 e da tecnologia 5G

Antes de efetuarmos uma comparação entre as duas tecnologias, vale salientar que tanto o Wi-Fi 6 quanto o 5G irão complementar os padrões já existentes.

O novo padrão Wi-Fi 6 vai proporcionar velocidades pelo menos quatro vezes maiores do que a sua versão anterior.

Outro aspecto importante é que ele vai trazer vantagens no que diz respeito a capacidade de lidar com a crescente quantidade de dispositivos nos lares modernos, em que a internet cada vez mais se torna presente.

Já o termo 5G é utilizado para classificar a quinta geração de tecnologia de rede móvel e abrange uma série de características.

Além disso, o 5G além de oferecer downloads de até 20 Gb/s, também terá a possibilidade de suportar vários dispositivos conectados, tais como eletrodomésticos, drones e robôs.

Em uma breve comparação entre as tecnologias, o Wi-Fi 6 tem algumas vantagens quando o assunto é alcance e velocidade.

O que esperar do futuro da Wi-Fi 6?

A Internet das Coisas aos poucos está migrando do campo da teoria para o dia a dia das pessoas. A tendência é que não apenas os lares sejam equipados com essa tecnologia, mas também o cenário urbano.

Portanto, nesse ambiente de casas, carros e até cidades inteligentes, o Wi-Fi vem para tornar cada vez mais palpável a Internet das Coisas, facilitando ao máximo o nosso cotidiano em todos os sentidos.

Quer saber mais sobre Wi-Fi 6 e de redes de Wireless corporativas? Entre em contato com a Teltec Solutions e fale com um de nossos especialistas!



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!