por admin

13 nov 2019

Dedicação e sucesso: conheça dois Solutions que foram pódio no WorldSkills em cybersecurity

A determinação é uma das chaves mais importantes para o sucesso. Esse é o pensamento dos dois brasileiros que fizeram história na 45ª Worldskills, a olimpíada mundial de profissões técnicas, ao conseguirem um pódio inédito para o Brasil, na categoria de segurança cibernética. Raíssa Constante e Jean Novak, com 24 e 22 anos, respectivamente, foram medalhas de bronze na competição que ocorreu em agosto deste ano, em Kazan, na Rússia.

O cenário de cibersegurança está à tona no Brasil e no mundo. Exemplos não faltam: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) mostrando que empresas e órgãos precisam de adequações para a conformidade no Brasil, e com toda a movimentação global acerca dos prejuízos de dados vazados ou roubados, a competição incluiu a categoria pela primeira vez em seu quadro de disputas.

Atrás apenas da Rússia e da China e empatando com Singapura no terceiro lugar, a dupla conseguiu o feito através de muitas horas de dedicação e estudos. A prova prática foi relacionada ao hardening (fortificação do sistema para enfrentar ataques) de equipamentos de rede e servidores, forense digital, pentest (teste de intrusão) e detecção de ameaças.

Foram 10 meses de preparação ininterrupta dedicados pela dupla, que revezavam entre o trabalho desempenhado por cada um na Teltec Solutions, parceira Gold da Cisco, e a jornada intensa de estudos e simulações nas salas de reunião da empresa.

Trajetória até o pódio

Tanto Raíssa quanto Jean tiveram suas trajetórias profissionais permeadas pela Cisco. Estudantes do SENAI de Santa Catarina, participaram de várias competições envolvendo o mundo de TI. Em 2014, Raíssa já cuidava dos laboratórios Cisco e ajudava o coordenador da Academia Cisco no SENAI.

Raíssa participou também do NetRiders da Cisco, ficando em 1º lugar em toda a América Latina. Já certificada CCNA R&S, concluiu a faculdade em Redes e logo tirou a certificação CCNA Security.

Jean iniciou a sua trajetória Cisco com Netacad e estágio na Teltec Solutions. O primeiro contato com empresa americana aconteceu quando tinha 14 anos, em 2012. Em 2016, já era certificado CCNA R&S. Hoje Analista de Suporte II do Network Operation Center (NOC) da Teltec, Jean recebeu o convite para participar da seletiva para o Worldskills. Como precisava competir em duplas, foi preciso convencer a amiga e colega de trabalho a sonhar o sonho em conjunto.

“Sempre mexi com Cisco. Aqui na Teltec não foi diferente, nunca parei de me envolver. Não precisa ser nenhum gênio ou ter algum dom. Só precisa batalhar até vencer mesmo”, aponta Jean, acerca do pódio na competição.

Raissa e Jean são medalistas no WorldSkills

Raissa e Jean são medalistas em cybersegurança no WorldSkills

Perseverança e dedicação

Nas duas olimpíadas seletivas de 2015 e 2017, Jean concorreu na categoria de Redes, sem ter obtido sucesso para poder competir na Worldskills. “Na primeira vez, eu estudava 10 horas por dia. Quando você não passa, bate o desânimo. Seguimos a vida e achamos que acabou. O mesmo professor da minha cidade (Tijucas – SC), me incentivou a participar uma segunda vez, mas sem sucesso também. Ano passado, tive mais uma chance e  convenci a Raíssa, que foi minha adversária em 2015, a participar comigo. Demorei um mês para convencê-la”, brinca Jean

Raíssa, uma das duas únicas participantes femininas da categoria – a outra mulher a competir formava a dupla americana –, conta que o processo foi marcante principalmente por conta do aprendizado adquirido, para muito além do destaque recebido e da própria premiação que, para ela, são as consequências e o reconhecimento do esforço em conjunto.

“Não foi uma coisa tão simples. Eu tentei chegar lá por muito tempo. Participei de duas estaduais que não eram certo, em 2013 e 2015, na categoria de Redes. Eu e o Jean não tínhamos muito conhecimento disso, e foi uma experiência gratificante justamente pelo que a gente acumulou de aprendizado. E já ter esse conhecimento em Cisco ajudou muito na jornada. Eu me sinto uma profissional bem mais completa, sabendo de muitas coisas que eu, antes, nem imaginava”, finaliza Raíssa.

Categorias



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!