por admin

21 out 2019

Yammer: conheça tudo sobre a rede social corporativa

Você sabe o que é uma rede social corporativa? Trata-se de um sistema de comunicação e interação que possui as mesmas características de uma rede social convencional. No entanto, ela é concebida apenas para uso interno de uma empresa, entre seus funcionários e eventuais colaboradores externos.

O Yammer é uma rede social corporativa que foi ganhando espaço no mercado desde que foi lançado, em 2008. Em 2012, a Microsoft adquiriu o Yammer e o incorporou ao pacote Office 365 e fez adaptações ao modelo original.

A compra foi o que possibilitou o desenvolvimento da versão mobile, a participação de grupos externos na plataforma, grupos conectados no Office 365, a versão do aplicativo para desktop, além de eventos ao vivo.

Para se ter uma ideia, 85% das companhias da Fortune 500 utilizam o Yammer para a comunicação interna de ideias e projetos. Quer conhecer mais sobre os benefícios de se ter uma rede social corporativa e qual o diferencial do Yammer?

Benefícios do Yammer

Os benefícios de uma rede social destinada para o uso fechado de uma corporação são vários. Por meio dela, os colaboradores podem manter o foco nas suas respectivas funções, compartilhando arquivos e melhorando a comunicação interna.

O Yammer está disponível tanto para desktop quanto para dispositivos móveis.

Com isso, é possível detectar um aumento na produtividade graças à interatividade voltada para as atividades da empresa. Através do Yammer, é possível compartilhar vídeos, palestras, arquivos de texto e áudio, com o intuito de melhorar a troca de informações entre os colaboradores.

Disponível para Windowns, Mac, Ios e Android, o Yammer é uma plataforma multifacetada: pode ser utilizada até mesmo no âmbito acadêmico, por estudantes e professores, facilitando na interação e envio de conteúdos diversos, como avaliações e atividades.

Qualquer colaborador, de qualquer hierarquia, pode sanar uma dúvida com pessoas que fazem parte da mesma organização em qualquer lugar do mundo. Além disso, fóruns de discussão podem facilitar a pesquisa sobre determinado tema.

Em quê mais o Yammer dá uma enorme ajuda? Na quantidade de e-mails trocados no dia a dia corporativo.

Usabilidade do Yammer

A interface do Yammer é intuitiva e fácil de usar. De uma maneira geral, o Yammer possibilita que os usuários compartilhem postagens e as respondam. Como também permite a criação de grupos, o foco no trabalho e no assunto específico é garantido.

Por mais que a própria Microsoft tenha, em seu portfólio, outros produtos especializados no planejamento de produtividade, o Yammer também cria agendas que tornam mais acessíveis a distribuição de tarefas e horários.

Se você tem dúvidas na hora de implementar o Yammer, a Microsoft oferece um roadmap completo de implementação da solução (em inglês).

Integração com o Office 365

O Yammer tem todos os recursos que uma rede social possui. Você quer efetuar postagens com texto? Ele permite isso. Precisa enviar algum arquivo em anexo? Não tem problema, o Yammer possibilita essa ação.

Contudo, o grande diferencial dessa rede social corporativa é a sua capacidade de integração com o Office 365. Com isso, é possível incluir o Microsoft Office em alguma postagem da rede social, o tornando disponível para outros colegas do seu trabalho.

A vantagem dessa integração é facilitar o acesso ao Office via barra superior de links. Isso torna o Office mais acessível ao usuário, permitindo que ele possa trocar de ambiente de trabalho sem interromper as atividades realizadas naquele instante.

Diferenças entre o Yammer, o Sharepoint e o Teams

O Yammer é uma rede social corporativa e possui praticamente todos os recursos de uma rede social pessoal, porém adequados para o ambiente empresarial.

Já o SharePoint, que também é da Microsoft, pode ser utilizado para a criação de sites personalizados, em que as páginas podem ser compartilhadas entre os integrantes da empresa, facilitando o trabalho em equipe.

Ele também permite criar listas e estipular datas de entrega de trabalho, centralizando as atividades em um único ambiente. Além disso, conta com uma página inicial onde podem ser publicados avisos de interesse geral da equipe.

O Microsoft Teams é um Hub de inteligência da companhia. Ele, inclusive, é a grande aposta de comunicação corporativa da empresa. Mas, diferentemente do Yammer, não funciona como uma rede social corporativa em sua definição clássica.

As redes sociais existem para facilitar a interação entre as pessoas, possibilitando a troca de ideias, o compartilhamento de entretenimento, notícias e até mesmo auxiliando quem pretende ingressar no mercado de trabalho.

Pensando nisso, por que não investir em uma rede social corporativa, adequada para o uso interno de uma empresa? As possibilidades que tal rede pode oferecer para a integração da equipe e melhorar produtividade do trabalho são infinitas.

Gostou do conteúdo? Saiba mais sobre como aproveitar as ferramentas de produtividade do Office 365, através da nossa série de infográficos!