por admin

08 fev 2019

Power BI: como a estratégia de Big Data transforma o seu negócio

Na era do Big Data, como transformar a imensidão de dados disponíveis e gerados todos os dias por empresas e organizações em insights de negócios, que sejam de fácil compreensão?

Essa foi uma pergunta que a Microsoft, parceira Gold da Teltec Solutions, respondeu com uma das mais poderosas ferramentas de análise de dados dos últimos anos: o Power BI.

O que é o Power BI?

O Power BI é uma ferramenta baseada em Cloud computing, capaz de transformar os dados dos diversos sistemas utilizados pelas empresas em inteligência para o negócio. O usuário pode correlacionar desde planilhas eletrônicas às aplicações mais famosas e sofisticadas disponíveis no mercado.

Ele veio como uma dor de C levels do mundo inteiro: a falta de visibilidade das informações necessárias para acompanhar o desempenho do negócio e tomar decisões rápidas.

O trabalho dispensado em analisar os dados e entregar as informações necessárias para a tomada de decisão pode ser exaustivo e demorado sem uma solução de BI, por mais que seja recompensador.

O Power BI chega com um dashboard descomplicado, flexível, de fácil utilização e capaz de correlacionar dados que são alimentados em tempo real nos sistemas da organização, contando ainda com a possibilidade de personalização por área, equipes e até mesmo para o uso individual.

Dashboard do Power BI exibe informações personalizadas sobre o seu negócio. (Reprodução)

Power BI também significa colaboração

Uma das grandes vantagens para o trabalho colaborativo é a capacidade de uma plataforma ou um software têm de compartilhamento de informações.

O Power BI é perfeitamente compartilhável com outros usuários da plataforma, além de permitir a extração de apresentações personalizáveis, de acordo com os gráficos que o próprio usuário avalia como adequado para o projeto.

Como parte da estratégia mobile da Microsoft com o Office 365 como um todo, o Power BI também tem a opção de ser utilizado pelo smartphone, com as mesmas funcionalidades do uso Desktop. Está disponível nas principais lojas dos principais sistemas operacionais mobile do mercado.

Linguagem natural e Insights automáticos

A ferramenta também oferece opções bastante interessantes para quem precisa de dados rapidamente e não quer perder nenhum segundo sequer: pergunte para os dados em linguagem natural e o Power BI vai te dar uma resposta imediata.

Por exemplo, quer saber qual o faturamento do setor comercial da sua empresa durante o último ano? Digite a pergunta e, caso a pergunta esteja de acordo com o padrão dos dados inseridos, a resposta aparecerá em um instante.

Perguntas em linguagem natural do Power BI. (Reprodução)

Atualmente, as perguntas só podem ser feitas apenas em inglês.

Além disso, com os Insights automáticos, o próprio Power BI calcula, em segundos, quais informações seriam as mais interessantes sobre determinados dados, dando um panorama geral sobre a situação, também em segundos.

Como aplicar à sua estratégia

O Power BI foi desenvolvido para ser um Self BI, o que quer dizer que qualquer usuário terá o poder de utilizar a ferramenta sem grandes conhecimentos técnicos. A própria Microsoft oferece cursos e guias gratuitos para quem adere.

Para profissionais da área de Marketing, por exemplo, é possível inserir dados de plataformas como o Mail Chimp e o Google Analytics e, assim, acompanhar o desenvolvimento de uma campanha de Marketing Digital.

Já áreas que lidam tradicionalmente com dados e valores, como o setor administrativo e financeiro, a ferramenta tem ainda mais valia: extrai relatórios de maneira visual e descomplicada, atualiza a quantidade de dinheiro que entrou e saiu em tempo real, com total integração com o Excel, uma das mais famosas ferramentas de produtividade da Microsoft.

Claro, a diretoria e conselhos podem acompanhar mais de perto todo o desempenho da empresa de maneira holística, sem a necessidade de parar o trabalho de um colaborador ou até mesmo de um setor para a obtenção de um relatório específico.

Licenciamento

Agora que você já viu muito do que a ferramenta pode fazer, deve estar se perguntando como adquirir, certo? A boa notícia é que o Power BI faz parte do pacote Office 365. Então, se a sua empresa já faz uso do pacote, basta inserir o seu login e começar a usar.

O licenciamento é feito por usuário. E os planos vão desde o mais básico, que é gratuito para a versão em Desktop, passando pelo Power BI Pro ao Power BI Premium. As diferenças estão, além do número de usuários, no montante de dados e funcionalidades disponíveis para cada uma das licenças.

Em suma: o Power BI é uma ferramenta completa, que analisa e integra dados de diferentes plataformas para fornecer insights sobre o desempenho dos seus processos e negócio como um todo. Além disso, é de uso intuitivo e seguro: tudo o que sua organização precisa está no Power BI, da Microsoft, parceira Gold da Teltec Solutions!

Gostaria de saber ainda mais sobre essa ferramenta incrível que vai dar um upgrade no dia a dia corporativo da sua empresa? Fale com o time de especialistas da Teltec Solutions, parceira Gold da Microsoft!

Infográfico: Como usar melhor o seu Office 365



Acompanhe nossas novidades nas redes sociais!