$name

Como o WiFi as a Service da Cisco impactou na jornada da Resultados Digitais

Nova solução conferiu estabilidade e agilidade para que colaboradores conseguissem alcançar seus objetivos

Você faz parte da diretoria de uma grande empresa. Empresa que começou pequena, como tantas outras, implementou novas ideias, passou por dificuldades, mas foi crescendo pouco a pouco a ponto de estar no topo de um mercado como o de Marketing Digital.

Imagine que há uma engrenagem que não está rodando da forma que deveria e, por conta dessa engrenagem solta, poderão ocorrer danos à saúde do seu negócio. Qual seria a maneira mais apropriada de lidar com o problema? Resolvê-lo a qualquer custo, certo?

Resolvê-lo. Mas não a qualquer custo. O barato pode, de fato, sair mais caro do que se imagina.

A Resultados Digitais é essa grande empresa. A empresa catarinense, cujo principal produto é a plataforma de automação de Marketing e Vendas chamada de “RD Station Marketing”, estava vendo os seus esforços para converter cada precioso lead em vendas, serem desperdiçados por conta de um problema que não deveria acontecer: o WiFi da empresa, essencial ao negócio, não funcionava a contento.

Sobre a Resultados Digitais

Detendo cerca de 70% do mercado de automação de Marketing no Brasil e em franco processo de expansão para outros países da América Latina, como a Colômbia e o México, o sonho RD foi tornando-se realidade concreta a largos passos. Fundada em 2011, a empresa conseguiu educar o mercado para receber o próprio produto, utilizando a mesma técnica que faz com que a sua plataforma obtenha sucesso: o Inbound Marketing.

A Resultados Digitais cresceu e precisava de uma nova WiFi que atendesse suas necessidades. (Foto: Reprodução)

Atualmente com 13 mil clientes espalhados por mais de 20 países, fazem parte do time de colaboradores cerca de 700 pessoas, ou RDoers, como são chamados.

Com a missão de utilizar a plataforma para acelerar o crescimento de pequenas e médias empresas em mercados emergentes, a Resultados Digitais consegue absorver a cultura startup, ao mesmo tempo em que se firma como uma empresa sólida, tendo já recebido investimentos de grupos financeiros internacionais, que ajudam a direcionar o crescimento da empresa.

Um enorme problema

Se o negócio é todo baseado no Marketing Digital, uma das coisas que não poderia faltar para o seu bom funcionamento é uma internet de qualidade. Porém, para além disso, a presidência da empresa entendeu que, para incentivar a colaboração entre RDoers e o surgimento de novas ideias, utilizar cabeamento e deixá-los “presos” às suas estações de trabalho, era a pior ideia possível.

Em 2017, quando a RD já era reconhecida como uma das maiores do Brasil no setor e já tinha sede própria em Florianópolis (SC), a solução de WiFi usada não conseguia comportar as necessidades da empresa, à época, com cerca de 400 funcionários. Mesmo o valor inferior dos equipamentos não compensava todo o transtorno envolvido. A área de TI estava lotada de problemas relacionados à WiFi, com reclamações diárias dos funcionários.

“No processo de vendas, o time comercial utilizava e ainda utiliza bastante as videoconferências para fechar negócios com empresas e agências do Brasil inteiro. Se a WiFi para de funcionar neste momento, há uma falha no processo e o negócio sai prejudicado”, afirma Humberto Marquezin, Coordenador de Redes e TI da Resultados Digitais.

O problema era tão grande para a empresa, que Humberto conta a história da sua admissão, em julho de 2017: “O Doug (Douglas Balena, Diretor de Operações) me contratou e me falou que eu tinha uma única missão até o final do ano: deixar a WiFi da RD perfeita. Se eu conseguisse isso, eu não precisava fazer mais nada”, brinca.

As tentativas e o sucesso

Como toda história com final feliz tem seus obstáculos, com a WiFi da RD não foi diferente. Humberto, que tinha uma grande missão nas costas, entendeu que a Teltec poderia ser a empresa a ajudá-lo em sua tarefa. Para isso, contou com o apoio do seu gestor à época, Raphael Duarte. O suporte do time de TI também foi essencial para o sucesso do projeto.

A principal medida foi a Prova de Conceito conduzida com a solução de AP’s mais robusta da Cisco, a Aironet. Com a presença de 8 AP’s da linha, o sucesso foi tamanho que os equipamentos para os testes sequer saíram do prédio da Resultados Digitais.

“Foi uma Prova de Conceito bastante audaciosa. Eles começaram a utilizar, gostaram da solução e o resultado não poderia ser outro: gostaram tanto que o processo foi o de continuar os trâmites do nosso contrato”, diz Pedro Machado, analista de soluções e Pré-Vendas da Teltec Solutions.

Métricas e Serviços

Como o próprio negócio que a RD prega, as métricas eram importantíssimas para que a solução se consolidasse dentro da empresa. O projeto, que foi comercializado como WiFi as Service, gera à equipe de TI da empresa relatórios mensais com as aplicações mais acessadas, lista de usuários, lista Top Down, além do suporte da própria Teltec, através do nosso Network Operation Center (NOC), que funciona 24 horas, sete dias por semana.

Atualmente, são 47 AP’s na sede da Resultados Digitais em Florianópolis, 2 AP’s no escritório de São Paulo e 1 AP em Joinville, que suportam o tráfego de mais de mais de 700 usuários, com seus respectivos dispositivos, com picos de acessos ao final de cada mês, quando os RDoers precisam mostrar a que vieram através de seus resultados.

“O maior desafio foi montar uma estratégia que conseguisse dar conta dos dados que eles precisariam rodar em cima do WiFi, já que a maioria de suas aplicações são hospedadas na nuvem, o que exige um link muito bom”, comenta Alessandro Abrahão, analista de soluções da Teltec Solutions e um dos responsáveis pela implementação do projeto, em 2017.

A Teltec, desde então, acompanha a Resultados Digitais em sua jornada de sucesso através do WiFi as a Service. “Sempre tivemos o apoio e o suporte da Teltec nos desafios. Temos a confiança de que a nossa WiFi não vai mais nos deixar na mão. A empresa inteira sentiu o resultado e nós estamos muito satisfeitos com o serviço da Teltec”, comemora Humberto.

Categorias

Quer saber mais sobre as soluções de Wi-Fi?

1/2
2/2

Obrigado pelo interesse!

Em breve entraremos em contato.